Uma grande parte da população está experimentando o consumo consciente, mas sem deixar de lado a elegância e o estilo. Foi pensando nisso que o Grupo Malwee inovou e trouxe para o mercado uma linha fitness feita com fios de poliamida biodegradável. São peças que, a partir do momento que são descartadas (destinadas ao aterro sanitário) por não estarem mais em condição de uso, se desfazem em menos de três anos, causando pouco impacto ao planeta em comparação à poliamida convencional.
A novidade faz parte da linha fitness da Malwee Liberta, marca do Grupo Malwee, e tem como proposta oferecer roupas com design e tecnologia inovadora e sustentável. Isso porque cuidar do meio ambiente e promover ações sustentáveis para o consumo consciente fazem parte dos valores da empresa.
Com a mesma qualidade que os modelos tradicionais, as peças biodegradáveis se degradam em menos de três anos se descartadas adequadamente, enquanto a poliamida convencional pode levar décadas e até séculos para se decompor no aterro sanitário. Produzido com o fio Amni Soul Eco, da Rhodia, que tem tecnologia brasileira, o material é de fácil lavagem, possui toque macio, e favorece a transpiração e absorção da umidade.
“Vale ressaltar que no guarda-roupa e no uso diário essas roupas têm a mesma durabilidade de um produto feito com fio convencional e permanecem com a mesma qualidade. O nosso maior desafio é pensar em moda com inovação e sustentabilidade, oferecendo aos clientes roupas que também apresentem conforto e design com preço competitivo. O compromisso do Grupo Malwee vai muito além dos processos de reaproveitamento da água, tecidos e economia de matérias-primas. Nós conseguimos alcançar essa meta também com o suporte da inovação que busca alternativas como o desenvolvimento das peças biodegradáveis”, revela a gestora de sustentabilidade, Taise Beduschi.
Estas peças foram lançadas na coleção de inverno 2014 da Malwee Liberta e integram todas as novas coleções da marca desde então. Atualmente, o Grupo Malwee oferta dois modelos biodegradáveis – calça legging e top. Com excelente durabilidade, os produtos são ideais para o cotidiano e para a prática de exercícios físicos.
A confecção das roupas biodegradáveis também faz parte do Plano 2020 do Grupo Malwee, que tem entre suas metas: quantificar o impacto ambiental de 100% dos produtos; alcançar 70% dos modelos produzidos utilizando matérias-primas ou processos que contribuam para o desenvolvimento sustentável. “O Grupo Malwee tem Inovação e Sustentabilidade como valores e investe sistematicamente no intuito de contemplar isso em toda a sua cadeia produtiva. Existe o verdadeiro objetivo em buscar novidades para as peças, mas com a preocupação de aliar conforto e qualidade. São quesitos fundamentais que os consumidores já esperam dos produtos das nossas marcas”, destaca o coordenador de Inovação, Edmundo Barbosa da Silva.