Depois de crescer 83% em 2020, bandeira Komprão Koch Atacadista é arma da varejista para fechar ano com crescimento da ordem de 35%
Por Redação
A operação de cash & carry é o motor que tem alavancado o desempenho do Grupo Koch, que cresceu 53% em faturamento no ano passado, para R$ 3,2 bilhões. Com exclusividade ao Jornal Giro News, o presidente José Koch revela que na bandeira Komprão Koch Atacadista, houve um salto de 83%, enquanto no SuperKoch, o resultado foi positivo em 17%. “Entramos no atacado há quatro anos e, em 2020, abrimos seis lojas, além de uma de varejo. O cash & carry é o formato que vende mais e que teve a maior procura pelo consumidor na pandemia.” Em 2021, o Grupo Koch tem registrado crescimento de 33% e o objetivo é chegar a 35% até dezembro. “Esse ano, pretendemos abrir oito lojas, sendo seis de cash & carry e duas de varejo. Já temos duas unidades em operação e as outras seis ficarão para o segundo semestre”, antecipa José.
Bandeiras Ganharão E-commerce
Presente em 24 cidades de Santa Catarina, o Grupo Koch pretende expandir sua atuação para outros municípios do estado. Hoje, são 20 lojas de cash & carry, 16 supermercados, incluindo um Express, e seis farmácias. “Investiremos em tecnologia, atualização contínua de software, e estamos testando ofertas personalizadas e o nosso aplicativo. Iremos implantar e-commerce em toda a rede de varejo e, no próximo ano, começaremos a implementar o canal online no cash & carry”, revela José. As vendas digitais representam 1,5% do negócio e a projeção, segundo o presidente, é chegar a 5% nos próximos anos. O plano está alinhado às tendências de digitalização que a companhia observa para o setor, como a inserção dos serviços de scan & go, clique e retire, self-checkouts e pagamento por reconhecimento facial.
Koch Ultrapassa 34 Supermercadistas
“Nos próximos anos, mais redes entrarão no cash & carry. Pelo momento que estamos vivendo, é o formato que tende a crescer mais nesse e no próximo ano, mas isso não significa que vai continuar por muitos anos. Uma hora, o canal vai estacionar”, analisa José. Há dois anos, o Grupo Koch é o supermercadista que mais cresce em faturamento no país, de acordo com análises do Ranking Abras realizadas pelo Jornal Giro News. A companhia saltou da 50ª posição, no Ranking Abras 2016, para a 16ª, no Ranking Abras 2021, ultrapassando 34 varejistas em cinco anos. A performance garantiu a liderança, pela primeira vez, em Santa Catarina. “Cinco pilares norteiam nossa estratégia: excelência operacional, eficiência comercial, gestão de pessoas, expansão acelerada e transformação digital”, conclui o presidente.
Fonte: GiroNews