As vendas online impulsionaram o faturamento recorde que o Grupo Boticário registrou em 2021, de R$ 18,1 bilhões. O valor representa crescimento de 14,7% em comparação ao ano anterior
Por Redação
Com avanço de 33%, as vendas online impulsionaram o faturamento recorde que o Grupo Boticário registrou em 2021, de R$ 18,1 bilhões. O valor representa crescimento de 14,7% em comparação ao ano anterior. “Durante a pandemia, com o fechamento das lojas, a venda direta (revendedores) cresceu exponencialmente e manteve as vendas em alta. Além disso, a comercialização por canais digitais é o grande destaque, o e-commerce mais que dobrou desde o início de 2020, sendo que as vendas da plataforma via aplicativo representam 45% das transações do Grupo até fevereiro de 2022”, revela o Grupo Boticário, por meio de sua assessoria de imprensa, com exclusividade ao Jornal Giro News. A empresa encerrou 2021 com mais de 4 mil pontos de venda, entre operações próprias e franqueadas. O ecossistema contempla as marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; Beauty Box, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.U.i.
Beleza na Web e em Lojas Físicas
Dando sequência à sua estratégia omnichannel, o Grupo Boticário pretende expandir a Beleza na Web, plataforma que adquiriu em 2019 e comercializa produtos para cabelos, perfumes, maquiagem, itens de skincare, cuidados pessoais, bem-estar e saúde. “Consolidada no ambiente virtual e com uma loja física no bairro de Moema em São Paulo (SP), a empresa prevê expandir ainda mais sua atuação no presencial, abrindo duas novas lojas neste semestre, uma em Curitiba (PR) e outra em São Paulo (SP).” A estratégia de aquisições continuou no último ano, quando o Grupo Boticário comprou a Equilibrium, startup de orquestração e inteligência logística digital, com o objetivo de realizar entregas mais rápidas. Também foram adquiridas as empresas Casa Magalhães, de soluções voltadas ao varejo, e GAVB, especializada em inteligência artificial e big data.
Categorias Retomam Crescimento
Em 2021, a base ativa de clientes cresceu 9,2%, o que corresponde a 1,6 milhão de novos clientes na empresa. As categorias de produtos para cabelos e cuidados pessoais cresceram 32,5% e 22,5%, respectivamente, enquanto o segmento de maquiagem apresentou sinais de retomada no 4º trimestre. “Isso resultou na expansão da sua penetração nas lojas físicas e em venda direta das marcas de consumo O Boticário e Quem Disse, Berenice?, apresentando ganhos significativos, com crescimento nas vendas de até dois dígitos frente a igual período do ano anterior”, afirma o Grupo. Segundo a empresa, os investimentos em pesquisa e inovação se mantiveram em patamar elevado em 2021. Com isso, cerca de 30% do faturamento recorde foi proveniente de novos lançamentos (produtos lançados há menos de um ano).
Fonte: Giro News