Por Emily Castro | O Grupo Boticário está ampliando o uso de energia renovável em seus pontos de venda próprios e franqueados no nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil por meio do programa Energia do Amanhã, uma parceria entre o Boticário e a Raízen Power.
O Boticário já utiliza energia de fontes renováveis em 100% das operações diretas, desde 2023. Agora, busca fomentar a utilização de energia renovável para causar impacto ambiental positivo na sociedade.
O programa está em expansão para mais lojas franqueadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Tocantins, Ceará e Mato Grosso, Goiás e Pará.
Após uma análise de elegibilidade, os pontos de venda aprovados serão conectados a uma das usinas de energia renovável disponíveis na região e receberão o I-REC, certificados internacionais que atestam a origem renovável da energia consumida.
Além de gerar sustentabilidade, a iniciativa tem o potencial de reduzir custos operacionais e das lojas, reduzindo as contas de energia elétrica nos pontos de venda.
Os recursos economizados serão destinados ao Fundo Viva Água criado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, um fundo filantrópico que reúne diversos setores para promover segurança hídrica e adaptação às mudanças climáticas por ações de conservação ambiental e incentivo ao empreendedorismo de impacto.
Além do objetivo de garantir sustentabilidade, o fundo busca fortalecer o ecossistema de impacto na Baía de Guanabara, área de grande valor ambiental e cultural.
De acordo com a empresa, o programa representa mais um avanço em direção aos “Compromissos Para o Futuro do Grupo Boticário”, e, dentre as diversas metas, corrobora com o plano de ação para a redução de emissões de carbono do escopo 3.
O Grupo tem o objetivo de reduzir em 17% as emissões indiretas de gases de efeito estufa, em relação a 2022.
Mariana Cavanha, Gerente Sr de Sustentabilidade do Grupo Boticário, afirma que o projeto “não é apenas mais um programa de fornecimento de energia renovável, é uma alavanca de engajamento de todo nosso ecossistema de franqueados a participar ativamente da transição para uma economia de baixo carbono, ao mesmo tempo que podem apoiar uma iniciativa de conservação de nossa biodiversidade”.
Para Bruno Lopes, Diretor Comercial, de Marketing e Inovação da Raízen Power, o propósito da empresa é “democratizar o acesso à energia renovável para todos os tipos de consumidores em âmbito nacional, desde grandes empresas até unidades residenciais e comerciais”.
“Parcerias como essa com Grupo Boticário são extremamente importantes para fortalecer os nossos objetivos de facilitar esse acesso para diversos perfis de consumidores e ainda apoiar os processos de transição energética, de forma segura, eficiente e simplificada”, conclui Lopes.
Fonte: Canal Solar