Por Pedro Diniz | O Brasil receberá a primeira loja da grife japonesa Comme des Garçons na América do Sul. Considerada símbolo de vanguarda da moda japonesa, a marca abrirá o ponto no shopping Iguatemi São Paulo, no centro financeiro da capital paulista, em maio do próximo ano.
Fundada em 1969 pela estilista Rei Kawakubo, 81, a etiqueta conserva o pendor plástico das roupas que tornaram sua fundadora uma lenda da corrente intitulada pela moda de “japonismo”, um movimento estético dos 1980 encabeçado por ela junto aos designers Issey Miyake (1938-2022) e Yohji Yamamoto, de 80 anos.
A relevância da estilista na indústria cultural foi consagrada em 2017, quando o Metropolitan Museum de Nova York dedicou uma exposição inteira às suas criações, a “Rei Kawakubo/Comme des Garçons: Art of the In-Between”. Tornou-se uma das raras estetas vivas a conseguir o feito.
Nome forte do calendário de desfiles da semana de moda de Paris, a grife tem potencial de provocar nos fashionistas brasileiros um impacto similar ao da Balenciaga na ocasião de sua entrada no mercado nacional, em 2021.
Assim como ocorreu nos primeiros anos de operação dessa grife do grupo Kering, a Comme des Garçons contará na largada com o apoio operacional do iRetail, o braço de varejo da Iguatemi S.A. . Procurada, a empresa de shopping centers confirmou a informação. Ainda não há informações sobre o sortimento da loja em São Paulo.
A chegada da Comme des Garçons ao país ocorre em meio a um ciclo de inaugurações e expansão da presença de grifes de luxo no Brasil. Em abril deste ano, São Paulo recebeu o primeiro ponto da grife espanhola Loewe na América Latina, e, neste mês, a casa de fragrâncias francesa Creed, do grupo Kering, ganhou uma loja no Shops Jardins, na capital paulista. No pujante mercado da perfumaria de nicho, a americana Le Labo irá inaugurar, no próximo mês, no Iguatemi São Paulo, sua primeira loja na América do Sul.
Em nota, o vice-presidente comercial da Iguatemi S.A., Ciro Neto, afirma que a chegada da Comme des Garçons ao portfólio do shopping “reforça a relevância do mercado brasileiro no cenário global da moda e a força da Iguatemi”.
“Estamos orgulhosos de sermos a porta de entrada exclusiva para essa grife icônica, com direção criativa da estilista Rei Kawakubo, uma das figuras mais influentes e autênticas da moda atualmente”, diz Neto.
Com base em entrevistas do presidente da empresa e marido de Kawakubo, Adrian Joffe, a Comme des Garçons, de capital fechado, fatura cerca de US$ 280 milhões por ano com as diversas etiquetas que compõem sua oferta, da principal que leva o nome da grife à de viés pop, a Play. Famosa entre jovens, esta é identificada pelo logo em formato de coração, vermelho e com olhos brancos arqueados, que adorna parcerias de sucesso da grife com outras etiquetas, a exemplo da marca de tênis Converse.
A marca é reconhecida pela fundação da Dover Street Market. O projeto de lojas conceito com perfil de galeria de arte tem endereços em Londres, Nova York, Pequim, Ginza, Tóquio, Cingapura, Los Angeles e Paris, e reúne uma seleção de artigos de jovens designers e produtos exclusivos de grifes famosas com curadoria singular.
Em nota ao Valor, a marca japonesa diz estar “encantada” com a inauguração prevista para o próximo ano e que “tem sido sinônimo de inovação e individualidade”, além de “continuar influenciando o mundo da moda ao desafiar o status quo e criar para o futuro”.
Fonte: Valor Econômico