“A mulher engravida para segurar o emprego”. “As mulheres podem tomar decisões equivocadas no período da gravidez por conta dos hormônios”. Em pleno 2019, estas foram algumas declarações encontradas na pesquisa online “Mitos e Verdades do Universo Feminino no Mundo Corporativo”, realizada pelo grupo Mulheres do Varejo (MdV).
Foram ouvidas 107 mulheres e também 77 homens do setor entre os dias 27 de fevereiro e 10 de março deste ano. De acordo com o levantamento, 79% dos homens e 84% das mulheres concordaram que as mulheres ainda sofrem preconceito no mundo corporativo quando engravidam. A maioria dos participantes da pesquisa ocupam cargos de gerência, diretoria e presidência de empresas varejistas.
Para o MdV, esta constatação gera um alerta sobre a necessidade de discutir de forma mais aprofundada a relação entre mundo corporativo e maternidade. Outro resultado que merece destaque é a crença de que há dificuldade na recolocação profissional após a maternidade, algo relatado por 73% das mulheres e 65% dos homens que responderam à pesquisa.
Fonte: S.A. Varejo