Com a crise econômica, grandes redes de franquia do país têm investido em novos formatos de negócio, como quiosques e home based, para driblar os altos custos e atrair novos franqueados, principalmente em cidades do interior.
A participação desses novos formatos passou de 9% para 12%, enquanto a das lojas tradicionais diminuiu de 91% para 88%, de acordo com o estudo “Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil”, da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Entre as 50 maiores redes de 2018 listadas pela ABF, por exemplo, a Cacau Show tem investido em quiosques; a Acqio e a Clube Turismo, no modelo home based. A ABF diz que esse movimento está associado também à “questão do omnichannel [integração dos canais de comunicação e venda] e e-commerce [comércio eletrônico], de forma a atender a esses novos hábitos do consumidor”.
Quais são as maiores redes?
O estudo listou as 50 maiores empresas do país. As cinco primeiras posições foram ocupadas por O Boticário, AM PM Mini Market, McDonald’s, Cacau Show e Subway. Para figurar entre as 50 maiores redes de 2018, as empresas deveriam ter, no mínimo, 300 unidades em operação (8% a mais do que na edição de 2017)
Veja a lista das dez maiores marcas de franquia:
- O Boticário: 3.724 unidades
- AM PM Mini Market: 2.493 unidades
- McDonald’s: 2.289 unidades
- Cacau Show: 2.232 unidades
- Subway: 2.094 operações
- Jet Oil: 1.772 unidades
- Kumon: 1.488 unidades
- CVC Brasil: 1.279 unidades
- Wizard by Pearson: 1.250 unidades
- BR Mania: 1.231 unidades
Veja a lista completa no site da ABF.
Em sua terceira edição, o estudo “Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil” é feito exclusivamente com marcas associadas e a partir das informações disponibilizadas pelas próprias redes no banco de dados da ABF. As informações foram coletadas até 28 de dezembro de 2018.
Faturamento tem alta de 7,1%
Segundo a pesquisa, o faturamento do setor em 2018 cresceu 7,1% em relação ao ano anterior. A receita total saltou de R$ 163,3 bilhões para R$ 174,8 bilhões no período. O setor emprega cerca de 1,3 milhão de pessoas.
“O mercado de franquias cresce ano após ano, mesmo nos períodos de crise, por algumas razões principais: as franquias integram redes, e essas redes continuam investindo em inovação, tecnologia, novos formatos de negócios, produtos e serviços”, afirmou André Friedheim, presidente da ABF.
Segundo o balanço da ABF, dos 11 segmentos identificados, o que mais cresceu no faturamento foi o de Entretenimento e Lazer (12,7% comparado a 2017), seguido de Hotelaria e Turismo (12,3%).
Entre as microfranquias (negócios com investimento inicial de até R$ 90 mil), houve um crescimento de 8% de 2017 para 2018: passou de 545 marcas para 589. Segundo a ABF, os números envolvem redes puras (que têm somente operações com investimento inicial de até R$ 90 mil) e redes mistas (redes que têm negócios tradicionais e microfranquias).