Mesmo com a crise, centros de compras em implantação no estado fecharam a lista de lojas âncoras
A retração na economia parece não estar afetando a procura das grandes redes pelos novos shoppings que estão sendo construídos em Pernambuco. Um exemplo é o Patteo Shopping, que será inaugurado em outubro de 2017, mas já fechou a lista de âncoras que irão se instalar nas maiores áreas do mall. As redes Renner, C&A e Cinépolis serão destaque no centro de compras de Olinda e terão espaços de 2,4 mil a 2,7 mil metros quadrados.
Além das três principais redes, a direção do Patteo fechou com as marcas Game Station, Ri Happy, Le Biscuit, Marisa, Paquetá Esportes e Riachuelo, que serão as âncoras complementares, com espaços entre 1 mil e 1,7 mil metros quadrados. Ao todo, 53% da área bruta locável (ABL) do shopping, que é de 51 mil metros quadrados, já estão negociadas.
A Renner, inclusive, vai investir pesado em Pernambuco nos próximos anos. A marca já foi a responsável pela primeira expansão no Camará Shopping, que ainda será inaugurado, em Camaragibe. A ampliação de 1,5 mil metros quadrados, realizada neste mês, irá atender à rede varejista, que pediu um espaço de 2 mil metros quadrados no mall. O espaço já não estava mais disponível, uma vez que 80% de todas as lojas do Camará estavam comercializadas. O shopping também já fechou suas âncoras, que terão nomes como Lojas Americanas, Riachuelo, Game Station e C&A, além da Renner.
“A economia não está ajudando. Mas no caso de Pernambuco existem áreas com demanda reprimida. Temos em Olinda uma área primária e secundária de 280 mil pessoas. Não precisamos construir nada no entorno, nem incentivar o desenvolvimento do local. Já estamos em um ponto onde as pessoas necessitam de um centro de compras”, explica afirma José Luiz Muniz, sócio no projeto do Patteo.
Segundo Muniz, justamente por causa disso, o cronograma está mantido e, até o final deste ano, o mall dará inicio à seleção de profissionais tanto para a estrutura do shopping quanto para as lojas. No total, serão cinco mil empregos gerados. “Já estamos desenhando nossa forma de contratação porque queremos realizar um extenso treinamento com esse pessoal. Afinal, um bom atendimento também faz a diferença em tempos de crise.” O investimento total na construção do Patteo é de R$ 500 milhões. O shopping terá 355 lojas divididas em quatro pisos.
A diretora de marketing do Camará, Peggy Cortê Real, destaca que a localização do mall também vai suprir as demandas de varejo já existentes na população. “Conseguimos atrair boas marcas, porque temos uma área primária e secundária de 500 mil pessoas. Como não há concorrentes, já temos um público para nosso empreendimento”, ressalta. O investimento do Camará é de R$ 225 milhões. O shopping terá 200 lojas. Ainda segundo Peggy, o processo seletivo será aberto pouco antes da inauguração, marcada para final deste ano.