As grandes redes de farmácias e drogarias do país deverão terminar o ano com aumento de 10% no número de pontos de venda em relação a 2019. A informação partiu de Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, na abertura do último dia de programação do Abrafarma Future Trends,
Atualmente, as 26 maiores empresas do setor contabilizam 8.076 lojas. A expectativa é chegar a dezembro com 800 novas lojas e ampliar a abrangência territorial, com crescimento de 21% nos últimos quatro anos. Hoje, as redes atuam em 855 municípios e cobrem 70% da população brasileira.
O número de unidades por região confirma a boa capilaridade do canal farma. São Paulo concentra 28% das lojas (2.284), seguido pelos 2.044 PDVs no Centro-Oeste e demais estados do Sudeste (26%), 1.974 no Norte-Nordeste (24%) e 1.774 no Sul (22%).
No acumulado de janeiro a julho, o número de atendimentos supera 930 milhões, o que equivale a 2,5 milhões por dia. “É como se cada brasileiro visitasse a farmácia pelo menos quatro vezes ao ano”, ressalta Sergio Mena Barreto.
Fonte: Panorama Farmacêutico