A integração entre varejo físico e ecommerce impulsionou a criação de lojas elaboradas, com cafés e restaurantes, exposições de arte, parcerias com eventos como semanas de moda e espaços para conhecer e experimentar os produtos antes de comprá-los.
Na hora de fechar a compra, são oferecidos aplicativos que, além de indicar produtos com base nos padrões de compra do cliente, também servem como meio de pagamento.
Essas táticas seriam uma forma consolidar a marca e diminuir o tempo que o consumidor perderia em filas, um dos principais fatores que levam à desistência da compra.
Fora do Brasil, já há grandes etiquetas que investem pesado nos espaços de experiências e outras novidades para cativar o consumidor e mantê-lo mais tempo na loja.
Marca de cosméticos faz parceria com doceiro em Paris
Uma colaboração entre a L’Occitane e o chef confeiteiro Pierre Hermé resultou na criação do 86Champs, em Paris. Há bolos, chocolates e macarons feitos com ingredientes como rosa e verbena, usados nos produtos de beleza da marca
Centro da Cadillac em Nova York reforça imagem da marca como símbolo de luxo
Espaço é um centro de experiências para mostrar o lado mais suntuoso da marca, que pertence à General Motors. O lugar reúne exposições permanentes de veículos clássicos e novidades da montadora americana, além de galeria de arte e café. Em fevereiro, sediou eventos de moda
Supermercado nos EUA investe em restaurantes com menu de frutos do mar e chef estrelado
A Whole Foods no Bryant Park tem café, pizzaria e o Harbor Bar, com receitas de Daniel Boulud, que tem duas estrelas Michelin. Também dá para comprar frutas e legumes já cortados e limpos
Rede italiana vende livros, roupas, comida e arte
A rede 10 Corso Como nasceu na Itália e se define como como uma colagem de conceitos de cultura e comércio. Aberta em 1990, vende roupas e livros, além de ter restaurante e galeria de arte. Há unidades em Milão, Nova York, Seul e Xangai
Nike coloca quadra de basquete e tinturaria no mesmo espaço
Cada andar da loja da loja Nike do Soho, em Nova York, representa um esporte. Há quadra de basquete, consultores de moda, serviço de customização e treinadores à disposição do público. Clientes associados podem usar a tinturaria da marca
Fonte: Folha de S. Paulo