O Grupo GPA, controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, mantém suas estratégias de crescimento e inovação pautadas na transformação digital. A ideia é apostar na tecnologia não só para aprimorar processos internos, mas proporcionar diversas melhorias na experiência de compra dos clientes.
Um dos passos dessa jornada é a implementação de rede de Wi-Fi de 50 megas de velocidade e alta capacidade, iniciativa que possibilitou mais agilidade na troca de informações e gestão das 776 lojas Extra (Hiper, supermercados e Mini Extra) e Pão de Açúcar (supermercados e Minuto Pão de Açúcar) espalhadas pelo Brasil.
Implementada em 51 dias, a tecnologia 100% em cloud faz parte do portfólio de um importante parceiro tecnológico do GPA e permite agilidade em todo o processo, inclusive no GPR, sistema para Gestão de Processos e Rotina, presente nas lojas Extra e Pão de Açúcar. Além disso, a solução entrega redução de rupturas em gôndola e rapidez na troca de etiquetas de preço.
“Essa iniciativa é disruptiva para nosso negócio. Parece simples, mas quando pensamos em um sistema de Wi-Fi, englobamos no projeto recursos de aplicações, gestão e aumento do tráfego do nosso aplicativo dentro das lojas”, pontua André Papa, gerente de TI do Grupo GPA.
Segundo ele, o primeiro passo era ofertar acesso à internet e ao app para os consumidores. Mas o projeto ganhou peso e por trás da solução de Wi-Fi foi implementado segregação de rede em que a equipe de tecnologia do GPA configurou a rede para uso de acessos internos para gestão da loja e uso consumo do cliente durante o período de compras.
André Papa garante que esse processo é realizado de maneira segura, pois todos os recursos de segurança das informações estão embarcados na tecnologia. Na parte de proteção dos dados dos consumidores, o GPA segue as regras de privacidade de dados impostas pelo Marco Civil da Internet.
Produtividade e eficiência
Apostar na tecnologia de Wi-Fi é uma das frentes da varejista a fim de habilitar o negócio para a transformação digital. Os próprios serviços do aplicativo, as listas de compras, os caixas express e mecanismos de ofertas, por exemplo, fazem parte desse caminho de mudança.
Com essa iniciativa, a nova rede de conectividade também é uma facilitadora para que os participantes do programa de fidelidade do Extra e do Pão de Açúcar façam uso de todas as funcionalidades disponibilizadas nos aplicativos Clube Extra e Pão de Açúcar Mais.
“É um projeto com cobertura total em toda planta da loja, o que impactou na integração da nossa arquitetura existente. Superamos os desafios do processo e conseguimos implementar em um tempo recorde, com grande empenho da equipe”, acrescenta o gerente.
Ele conta que o sistema aumento a produtividade e eficiência em 70%, além de melhorar a experiência do consumidor em loja, pois foram reduzidas as divergências de preços. Isso possibilitou também melhor controle da dinâmica de preços e ofertas fechadas pelo departamento comercial em tempo real.
“Por meio de machine learning, entendemos o comportamento de nosso consumidor nas lojas quando ele se conecta em nossa rede Wi-Fi, permitindo criar futuramente dinâmicas de ofertas cada vez mais assertivas para cada um. Além disso, entendemos que o consumidor brasileiro está cada vez mais multicanal e utiliza todas as tecnologias ao seu alcance para obter o máximo de vantagem em suas compras”, conclui Papa.
Fonte: Decision Report