Por Redação
– O GPA registrou no quarto trimestre de 2022 prejuízo líquido consolidado atribuído aos controladores de R$ 1,10 bilhão, revertendo o lucro líquido de R$ 777 milhões obtidos no quarto trimestre de 2021. A receita bruta de vendas no perímetro continuado, excluindo postos, somou R$ 4,9 bilhões, crescimento de 16,8% e 7,3% no conceito mesmas lojas.
O crescimento mesmas lojas apresentou melhora nas bandeiras Pão de Açúcar, Mercado Extra, Compre Bem e manteve o forte crescimento em Proximidade (+17,3%) na comparação com o terceiro trimestre de 2022. No quatro trimestre, a venda do e-commerce totalizou R$ 448 milhões, crescimento de 7,0% ante o mesmo período de 2021, excluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados. Com isso, a penetração de vendas online total foi de 10,5%.
A margem Ebitda Ajustada foi de 6,1%, explicada pelo impacto do aumento da inflação no lucro bruto. No ano de 2022 a margem Ebitda Ajustada foi de 7,0%.
De acordo com Marcelo Pimentel, diretor presidente do GPA, o ano de 2022 foi marcado pela retomada do crescimento orgânico de lojas: foram 18 novas unidades do Pão de Açúcar já no formato Geração 7, focado no aprimoramento da experiência de compra dos clientes; e inauguração de outras 44 lojas de Proximidade. “Encerramos o ano com a abertura recorde de 72 unidades (entre novas e convertidas), como parte da nossa projeção (guidance) de abrir 300 novos pontos em três anos”, explica.
O executivo ressalta ainda que o ano de 2023 se mostra como promissor, considerando o trabalho que já foi realizado. “Sabemos que ainda temos importantes obstáculos a vencer para alcançarmos a excelência no atendimento, reconquistar o cliente premium e ampliar nossos resultados de maneira rentável e sustentável. Continuamos firmes em nossa missão de nos reconectar com a nossa essência e nosso compromisso com o propósito de alimentar sonhos e vidas”, afirma.
Fonte: S. A. Varejo