O Grupo Pão de Açúcar e a Raia Drogasil (RD) lançaram no início do mês a Stix, plataforma de fidelidade que permite aos clientes acumular pontos nas compras em suas lojas ou canais digitais. Apesar de o programa ter sido anunciado em 2019, antes da pandemia, as empresas veem espaço para ampliar a base de clientes agora, momento em que o uso de pontos em viagens internacionais caiu.
Antes da covid-19, o setor de viagens respondia por 80% dos resgates, e o índice foi quase a zero, abrindo um novo mercado aos programas de fidelidade do varejo. “Esse cenário acabou trazendo para as plataformas um novo cliente, um novo fluxo de pessoas que resgatam os pontos. E isso também leva a um aumento de vendas, porque faz o cliente acessar mais os ‘apps’ e o site”, diz o diretor de marketing da RD, Vitor Bertoncini.
O projeto precisou ser construído a partir do zero, durante 2020, e um dos desafios foi operar de forma remota. O negócio começou com 12 pessoas e hoje tem 50, mas envolveu a participação de cerca de 150 funcionários do GPA, RD e do Itaú, banco que também está na plataforma. “Seguimos com o projeto dentro do prazo, com o lançamento no segundo semestre de 2020. A intenção agora é atrair novas marcas, de ‘pet’ e vestuário para o programa”, diz Eduardo Leonidas, presidente da Stix.
Cada rede usará o Stix dentro da sua estratégia de gestão de marca e portfólio. “Nossa ideia é usar os pontos para aumentar o resgate de produtos e serviços ligados à saúde e bem-estar, que é nosso foco central. Podemos oferecer serviços como massagens com algum parceiro, ou a troca por vitaminas, por exemplo”, diz Bertoncini, da RD.
No caso do GPA, o programa atual já era integrado às ações de fidelidade em cada rede do grupo, mas agora será ferramenta única para Pão de Açúcar e Extra. “Os programas Meu Desconto e Meus Prêmios estão interligados ao Stix e podem ser criadas ações customizadas para cada consumidor. É um mar de possibilidades”, diz Othon Vela, diretor de marketing de varejo alimentar do GPA.
Na página do Reclame Aqui, há 81 questionamentos de clientes sobre migração do programa do GPA para o Stix e problemas de conexão. O GPA diz que houve uma mudança que está sendo explicada. “Antes dávamos ‘estrelas’ como pontos, e eles expiravam a cada mês. Agora, os pontos permanecem. Se migrar em setembro, o ponto vai expirar 12 meses após o aniversário de um ano, ou seja, em setembro de 2022”, disse Vela.
Fonte: Valor Econômico