O e-commerce alimentar do GPA – marcas Pão de Açucar e Extra – apresentou uma expansão acima de 30% no terceiro trimestre de 2019, na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse avanço é suportado principalmente pelas diferentes modalidades de entrega que atendem aos diversos momentos de compra dos clientes, como o Express, que realiza a entrega em até quatro horas, e o Clique & Retira, que permite ao consumidor fazer o pedido pelo site e retirar na loja de sua preferência. Para suportar esse crescimento, o GPA decidiu otimizar a estrutura de lojas de hipermercados Extra com o objetivo de aumentar sua capacidade operacional.
O projeto está funcionando, inicialmente, na cidade do Rio de Janeiro, a partir do Extra Hiper Barra, e a expectativa é ampliar a iniciativa para as grandes capitais. A chamada e-Store, que tem como base de operação parte da área destinada ao estoque da loja, serve como ponto de coleta para as compras realizadas nos e-commerce. Em breve, a ideia é que a estrutura também apoie a atuação do James Delivery, app de entregas do GPA que já opera na cidade do Rio de Janeiro, está ampliando o raio de abrangência no município e encontra-se em ritmo de expansão.
“Com uma estrutura totalmente dedicada para essa operação, conseguimos avançar no aprimoramento dos serviços oferecidos pelos nossos sites de compras e suportar o crescimento do nosso e-commerce”, explica Rodrigo Pimentel, Diretor de E-commerce do GPA. A e-Store poderá permitir, em médio prazo, que os consumidores realizem suas compras em um supermercado online sem necessariamente ter uma loja da marca na sua localidade. “Com essa estrutura, o cliente poderá realizar uma compra no e-commerce do Pão de Açúcar, por exemplo, mesmo que a rede não tenha uma loja física na sua cidade, isso porque a composição do hipermercado nos permite manter um estoque de produtos para ambas as marcas de varejo do GPA. Ainda, será possível reavaliar nossas modalidades de entrega: hoje, entregamos as compras em até quatro horas, pelo formato Express, e, com essa estrutura operando com toda a sua capacidade, estudamos a viabilidade de diminuir esse tempo pela metade”, complementa o executivo.
As próximas capitais a receberem uma e-Store são Belo Horizonte e Brasília, no início de 2020.
Fonte: SuperVarejo