O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vem ganhando participação de mercado em todos os formatos e bandeiras desde abril e espera manter essa tendência positiva, com a inauguração de mais 11 unidades Assaí e 12 Compre Bem no 4º trimestre, além de revitalizações em lojas Pão de Açúcar e Extra, segundo expectativa dos dirigentes da companhia.
“O último trimestre é extremamente sazonal, temos Black Friday e Natal, então é normalmente bastante competitivo e a companhia está preparada para participar desses eventos de modo forte”, afirmou o diretor presidente do GPA, Peter Estermann, na teleconferência com analistas e investidores sobre o balanço do terceiro trimestre.
Na última quinta-feira a varejista controlada pelo grupo francês Casino reportou lucro líquido consolidado de R$ 138 milhões no terceiro trimestre, superando em 37% o montante apurado um ano antes, apoiada na alta de dois dígitos das receitas em meio à contínua firmeza da bandeira Assaí e à melhora nas demais operações da companhia.
No multivarejo, o plano de conversões e revitalizações das 187 lojas Super Extra avança conforme o planejado e o GPA vê potencial de transformar 50% delas em Compre Bem e 50% em Mercado Extra, segundo Estermann. “Não temos nenhum interesse em não ter mais a marca Extra […] O Mercado Extra é a revitalização do Super com menos capex”, explicou o executivo.
No caso da marca Pão de Açúcar, ainda faltam três lojas serem revitalizadas até o fim do ano, totalizando 20 reinaugurações desde 2017, segundo Marcelo Bazzali, diretor-executivo do Pão de Açúcar.
Atacarejo
Para o Assaí, o foco será crescimento orgânico, com entrada em novas regiões e Estados, o que exigiu uma mudança no posicionamento de marketing da bandeira, destacou o presidente da divisão de atacarejo, Belmiro Gomes.
Para Gomes, a “volta discreta” da inflação alimentar vem favorecendo o reajuste de preços no atacarejo, mas é improvável que a margem bruta do Assaí ultrapasse a marca de 16,5%. “O Assaí tem pressão em margem com abertura de novas lojas, o que já estava contemplado no cálculo de guidance ao mercado e não vai afetar o ano nem expectativa para o quarto trimestre”, disse.
Fonte: DCI