Supermercados do grupo começam a migrar para formatos mais enxutos de olho no comportamento do consumidor. O GPA já compreendeu que as lojas de proximidade são o caminho mais curto para oferecer a melhor experiência para o consumidor. Diante da necessidade cada vez maior dos supermercados de atender diferentes perfis, esses pontos de venda mais enxutos estão reinventando o setor de supermercados.
Esta é a percepção de Marcelo Bazzali, diretor executivo do Extra, bandeira que pertence ao GPA. Para ele, as marcas que compõem a estrutura de varejo do grupo conseguem proporcionar diferentes experiências, assim como variedade de produtos. “Diante do sucesso das lojas de proximidade em todo o país, a bandeira Extra já vem convertendo muitas de suas lojas tradicionais para este modelo. Desde 2018, o GPA tem transformado os pontos de venda Extra em unidades da marca Compre Bem e também em Mercado Extra, com a proposta expandir as lojas de vizinhança” explica o executivo.
Estratégia para “diminuir”
Para o GPA, este formato tem como objetivo compreender de forma aprofundada as microrregiões em que o grupo atua para ter mais assertividade na definição do mix de produtos próprios para cada localidade. “O varejo nas microrregiões tem uma certa complexidade e exige sortimentos específicos para cada loja”, diz o diretor do Extra.
De olho em substituir os pontos de venda e transformá-los em lojas de proximidade, o GPA investe seus esforços nas bandeiras Mini Mercado Extra e Minuto Pão de Açúcar. Estes novos formatos estão sendo estruturados com até 12 mil produtos e espaço físico de até 1.500 m². Apesar do movimento em direção a lojas mais enxutas tanto em sortimento quanto em espaço físico, o primeiro trimestre de 2019 mostra a bandeira Assaí, que pertence ao GPA, com vigor para crescer acima das outras empresas da categoria de atacarejo do grupo.
Fonte: Apas Show