Desde o lançamento pioneiro dos programas de fidelidade nas redes Extra e Pão de Açúcar, há pouco mais de dois anos, o GPA gerou economia de aproximadamente R$ 350 milhões, ou R$ 15 milhões por mês, com a funcionalidade “Meu Desconto”. As ofertas personalizadas e o entendimento do comportamento de compra poupou aos clientes beneficiários o equivalente a 20 prêmios da Mega Sena ou mais de 10 mil carros populares.
O resultado é explicado pelo diretor de Customer Experience do GPA, Teodoro Ornelas. “Estamos convencidos de que investir na satisfação do cliente, seja através da melhoria da experiência em loja física ou digital ou da obtenção de descontos, prêmios e vantagens personalizados, é uma estratégia vencedora”, destaca.
No total, os programas Clube Extra e Pão de Açúcar Mais somam 20 milhões de clientes cadastrados em suas bases de dados. Esses dois aplicativos possuem mais de 10 milhões de downloads, sendo o segundo app de compras brasileiro mais instalado. Além disso, por mês, são mais de 15 milhões de visitas, o que os coloca entre os cinco com maior número de acessos mensal.
No Pão de Açúcar Mais, as ofertas mais ativadas são para as cervejas especiais, enquanto que, no Clube Extra, os consumidores tendem a aproveitar as oportunidades em frutas, legumes e verduras, além de itens de limpeza.
Fazendo uma análise de consumo entre os estados brasileiros, São Paulo se destaca como maior praça para os aplicativos (50%), seguida pelo Rio de Janeiro (16%), Ceará, Pernambuco e Distrito Federal (4% em cada).
As mulheres ainda lideram na utilização dos aplicativos, com cerca de 55% dos acessos no Pão de Açúcar Mais e 52% no Clube Extra. Em relação à faixa etária, os clientes entre 34 e 44 anos são os mais engajados, seguidos de perto pelos clientes com mais de 65 anos no Pão de Açúcar Mais: um indício de que a transformação digital não tem idade.
Fonte: SuperVarejo