A Black Friday começou com duas novidades no GPA . Uma delas é que, pela primeira vez, as bandeiras Pão de Açúcar e Extra terão uma dinâmica comercial conjunta. A iniciativa permite otimizar a comunicação. “Conseguimos ter um melhor domínio dos espaços publicitários e falar com os públicos das duas bandeiras no mesmo momento. Ao unificar os esforços, ganhamos em eficiência”, explica Othon Vela, diretor de marketing de varejo alimentar do GPA.
A outra mudança consiste em diluir as ofertas ao longo de todo o mês de novembro em vez concentrar todas em um único dia. Os produtos selecionados ficarão em promoção por um período específico de tempo, que varia conforme a categoria. Com isso, o consumidor terá maior comodidade e conveniência, evitando aglomerações nas lojas, como ressalta Vela.
As promoções valerão tanto para a loja física quanto para o digital. Além disso, os clientes que têm os aplicativos de desconto das duas bandeiras receberão a informação um dia antes, conforme seus hábitos de consumo. “A personalização é um pilar importante da nossa estratégia”, diz o executivo. Ele lembra que a integração de todos os canais nas ações da data permite que o consumidor escolha onde deseja fazer a sua compra. “O GPA é uma empresa multibandeira, multiformato e multicanal”, reforça.
De acordo com Vela, Extra e Pão de Açúcar terão um número muito grande de itens em promoção até o final do mês. “Contamos com uma inteligência comercial grande para definir quais categorias estarão em oferta, em que dias e por qual período. Avaliamos, por exemplo, os interesses dos clientes e as tendências de consumo, além do histórico da data nos anos anteriores”, comenta o diretor de marketing de varejo alimentar do GPA.
Para se ter uma ideia, na quarta-feira passada produtos para pets e fraldas foram comercializados com até 50% de desconto. Na sexta-feira foi a vez de vinhos e espumantes serem vendidos com preços até 60% inferiores. Em ambas as ocasiões, as promoções começaram no dia anterior no e-commerce, a partir das 18h.
Outro destaque desta Black Friday são os eletroeletrônicos. Os consumidores que têm o Clube Extra terão acesso a descontos mais agressivos nesses produtos. “São ofertas adicionais para quem, de fato, é cliente do aplicativo”, finaliza o diretor de marketing.
Fonte: S.A. Varejo