O Grupo Pão de Açúcar – GPA, maior varejista do país, disse nesta sexta-feira que vai acelerar a abertura de lojas do segmento de atacarejo no próximo ano e elevará a eficiência de custo em suas unidades de eletrodomésticos e comércio eletrônico, em uma tentativa de recuperar o lucro após seis trimestres consecutivos de prejuízo.
O GPA prevê converter até 20 lojas de hipermercados Extra em lojas da bandeira de atacarejo Assai no próximo ano, disse o presidente-executivo do grupo, Ronaldo Iabrudi, a investidores em uma teleconferência nesta sexta-feira para discutir os resultados do terceiro trimestre. Para aumentar as vendas na divisão de alimentos, o GPA continuará implementando descontos agressivos e ações de fidelidade do consumidor, acrescentou.
O foco mais acentuado no atacarejo vem depois que a receita do segmento subiu quase 46 por cento no último trimestre, o melhor desempenho trimestral histórico do segmento, disse ele. Em contraste, as vendas de alimentos aumentaram 14 por cento no terceiro trimestre numa base anualizada.
“A taxa e o ritmo das conversões dependerão de nossos analistas de investimentos – queremos converter o maior número possível de lojas ao menor custo”, disse Iabrudi, acrescentando que pretende levar o formato de varejo do Assai para 19 Estados brasileiros em 2017.
O GPA teve prejuízo líquido de 308 milhões de reais no terceiro trimestre, mais que o dobro do resultado negativo registrado para o mesmo período do ano passado.