O Custo Brasil, termo usado para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarem o investimento no Brasil, dificulta o desenvolvimento do País, leva à sonegação de impostos e ao crescimento do trabalho informal. Para tentar reduzir em R$ 1,5 trilhão essa conta até 2022 e aumentar a competitividade das empresas, o governo desenvolveu o Projeto Custo Brasil.
Lançado este mês, o programa está baseado nos trabalhos da Subsecretaria de Ambiente de Negócios e Competitividade, ligada à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia. “Contamos com o apoio de todos os setores do varejo para nos dizer quais ações são consideradas mais importantes para chegarmos ao objetivo”, afirma Jorge Luiz de Lima, CEO do Projeto Custo Brasil.
Apoiada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a iniciativa quer dialogar com o setor produtivo para que as soluções sejam viáveis e acelerem o ganho de competitividade das empresas. “Vamos unir o conhecimento do varejo à equipe competente que temos e criar um sistema para acompanhar todas as demandas”, explica Lima.
Os projetos apresentados à Sepec serão inseridos em uma plataforma, por onde será possível acompanhar o andamento de cada demanda. A ideia é que seja possível procurar representantes no Legislativo ou no Executivo para cobrar os motivos pelos quais os projetos estão parados e encontrar soluções mais rapidamente.
Fonte: Redação SBVC