Fechamento de pequenos estabelecimentos no ano passado reduziu a concorrência
Os gigantes do setor estão acelerando a expansão das lojas de proximidade. Em boa parte, eles foram beneficiados pelo fechamento de 95 mil pequenos estabelecimentos comerciais no ano passado. Com menos concorrência, ficou mais fácil entrar com força no segmento.
Desde 2015, o segmento de proximidade do GPA ganhou 73 filiais, sendo 37 Minuto Pão de Açúcar e 46 Minimercado Extra. A companhia também tem apostado na conversão da marca Extra para Minuto. Foram 29 unidades transformadas no ano passado. “Essa decisão tem se mostrado correta. Algumas lojas estão faturando mais de R$ 1 milhão ao mês”, diz Marcelo Bazzali, diretor-executivo do GPA.
Para o Carrefour, esse tipo de loja ainda é novidade. A primeira unidade Express, criada há 30 anos na França, foi inaugurada no País apenas em 2014. Mas, em julho do ano passado, o grupo francês acelerou os investimentos. Atualmente são 32 unidades Carrefour Express, sendo 12 inauguradas neste ano.
“Daqui para frente todo mês vai ter ao menos uma loja sendo inaugurada. Vamos jogar para ser líderes de mercado, não importa o cenário econômico”, afirma Luís Curti, diretor do Carrefour Express no Brasil.