Por Janice Kew | A Pepkor, maior varejista de vestuário da África e dona do Grupo Avenida, aumentará investimentos no Brasil para reposicionar suas operações na América do Sul para o segmento de moda popular.
A rede Avenida quase dobrou sua contribuição para as vendas no ano até 30 de setembro, respondendo por cerca de 4,3% da receita, disse a Pepkor no balanço de resultados divulgado nesta quarta-feira (29).
A empresa sediada na Cidade do Cabo planeja agora abrir 50 lojas por ano no Brasil, o dobro da taxa inicialmente planejada.
O sucesso no Brasil permitirá que a Pepkor considere uma expansão em outros mercados emergentes, disse o CEO Pieter Erasmo em entrevista após a divulgação de resultados.
“Existem muitas economias de mercado emergentes onde as nossas habilidades e capacidade podem ser aproveitadas”, disse Erasmus. “Se você consegue fazer um mercado internacional funcionar, ele abre as portas para o mundo.”
Os varejistas de vestuário da África do Sul enfrentam gargalos nos portos do país, e a Pepkor gastou 141 milhões de rands (US$ 7,6 milhões) em diesel durante o ano para continuar as operações durante apagões de energia recorrentes.
“No ambiente macro em que nos encontramos neste momento, com redução de cargas e portos, se cometermos um erro ou vacilarmos, pagaremos caro por isso”, disse Erasmus.
A empresa está tentando manter os preços de venda baixos, mas os atrasos nos portos estão aumentando os custos.
As ações da Pepkor acumulam queda de quase 15% no ano.
Fonte: Bloomberg Linea