Com 51 anos de legado no mercado brasileiro, a Gazin analisou que chegou o momento de aprimorar sua comunicação interna. A empresa é considerada um gigante no segmento varejista, sendo uma das maiores empresas do Brasil com 243 lojas de varejo, representada em 9 estados brasileiros, além de 5 indústrias de colchões e estofados, uma indústria de molas e 13 centros de distribuição espalhados pelo Brasil.
A companhia possui mais de 7 mil funcionários e com isso existe o desafio de manter a comunicação integrada dentro da empresa entre todos os colaboradores. Considerada a quarta melhor empresa para se trabalhar no Brasil e a terceira melhor empresa para se trabalha na América Latina, a Gazin buscava elevar seu padrão de comunicação interno, não apenas se limitando em um tradicional e-mail. Destaque também para a procura em soluções em nuvens, tendo em vista a redução de usos de equipamentos internos para gerir o e-mail e também pela disposição da segurança da nuvem sobre os dados.
Com isso, a startup Winov, única empresa canal direto da IBM em software como serviço da América Latina da IBM, ofertou a solução IBM Connections Cloud, ferramenta que contempla um leque de soluções de colaboração corporativa. Um dos destaques da nova fase da Gazin é o e-mail que conta com a inteligência cognitiva do IBM Watson. Interligados ao e-mail, existem aplicativos complementares que ajudam na troca de informações de modo interno e externo da empresa, como a área de arquivos em nuvem, reuniões online onde cada colaborador tem a sua própria sala de reunião com áudio e vídeo, criação de comunidades tendo em vista o acervo de informação de cada setor ou projeto da empresa, fóruns e blogs permitindo a troca de informações, pesquisa de opinião e entre outros aplicativos que facilitam a agilidade da informação.
“Todas as ferramentas estão interligadas em uma única plataforma, facilitando a gestão da informação. Uma das metas da IBM é com que o colaborador use cada vez menos o e-mail para troca de informações corporativas dentro da companhia. As ferramentas permitem que a informação não fique amarrada a apenas uma pessoa, como por exemplo, dentro da caixa de e-mail do colaborador. Isso limita a produtividade e a colaboração a partir daquela ideia”, detalha Diego Coimbra, chefe de marca da Winov. Por se tratar de uma solução totalmente nova e não tão comum no mercado, a adoção por parte de cada colaborador foi o grande desafio das empresas.
Para isso, a Winov, desenvolveu um processo sensorial de adoção, constituindo a divisão de treinamentos por etapas, onde abordou todos os colabores da Gazin. Os treinamentos tiveram linguagem e mentoria moldável para cada público, o que ajudou a inclusão e adoção da plataforma. Além disso, o processo adoção teve diversos materiais de apoio. Vídeos foram gravados para auxiliar nos treinamentos, materiais gráficos foram desenvolvidos para estimular o uso e como usar e pessoas que foram nomeadas a replicar o conhecimento foram indicadas para fácil identificação.
“Existem pessoas com mais facilidade em mudar o jeito de trabalhar e outras pessoas são mais resistentes a mudanças. E exatamente isso que fizemos durante o processo, foi detectar esses dois perfis, os que eram resistentes, esses lecionamos treinamentos focados para que eles realmente vissem o ganho da mudança. Os que se adaptaram facilmente na ferramenta. Essas pessoas nos chamamos de replicadores e foram eles que ajudavam na adoção durante o dia-a-dia de trabalho”, comenta Coimbra.
A Winov e a Gazin continuam trabalhando em conjunto e estão alinhando a performance de uso da ferramenta. IBM Connections é uma grande aliada aos negócios, são ferramentas que foram desenhadas para meios corporativos entregando a melhora da produtividade no mundo dos negócios.
Fonte: Varejo Brasil