A gestora suíça de private equity Partners Group, dona de 100% das ações das redes Hortifruti e Natural da Terra, abriu conversas com bancos de investimento para iniciar o processo de venda parcial ou total da companhia brasileira, apurou o Valor. A gestora já se reuniu com bancos credores, mas estreitou negociação com J.P.Morgan, Credit Suisse e BTG Pactual, conforme três fontes. A instituição financeira líder, que deve ser definida na próxima semana, vai assessorar a companhia num processo de “dual track”.
Com mais de 50 lojas, o grupo se define como o maior varejista de hortifrutigranjeiros do país. O fundo não está correndo contra o tempo. O plano principal da Partners é uma abertura de capital da varejista em junho do ano que vem, quando faria sua saída parcial e já mostraria os números do primeiro trimestre, mas o fundo também já vai abrir negociações com interessados estratégicos (redes físicas e empresas de comércio eletrônico), disseram as fontes. “O entendimento hoje é que uma transação privada não ofereceria um ‘valuation’ melhor que o mercado de capitais, mas o fundo está aberto a propostas”, disse uma das pessoas com conhecimento do assunto.
O private equity também revitalizou a rede Natural da Terra, que tinha estacionado em performance e registrou crescimento em vendas mesmas lojas nos últimos três anos. O Partners Group entrou no capital da Hortifruti no fim de 2015, quando comprou uma participação de 40% na rede. A varejista tinha acabado de fechar a compra da Natural da Terra, entrando no mercado paulistano. Dois anos depois, os suíços adquiriram dos fundadores da Hortifruti a totalidade das ações.
A companhia tem origem em 1989, unindo os conceitos de feira e supermercado, numa espécie de sacolão premium. A primeira loja foi aberta em Colatina, no interior do Espírito Santo, e atualmente, a marca tem unidades também nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e em São Paulo com a bandeira Natural da Terra.
Concorrente direta do Grupo Hortifruti, o grupo Fartura, dono da rede Oba, já fez pedido de registro de IPO na Comissão de Valores Mobiliários e vai tentar emplacar sua oferta inicial no próximo mês. Concorre pelo bolso do investidor com outras varejistas que também atuam na área de alimentos – o Grupo BIG (ex-Walmart Brasil) já fez pedido de listagem e vai tentar uma oferta de grande porte, na sequência do IPO feito pelo supermercadista maranhense Grupo Mateus.
O Partners Group tem cerca de US$ 100 bilhões em ativos no mundo todo. Procurada, a gestora não comentou.
Fonte: Valor Econômico