O frete grátis já foi motivador forte para o consumidor comprar online. Mas vem perdendo espaço, como mostra estudo da Ebit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico. No segundo trimestre deste ano, 42% das compras online foram realizadas com frete grátis.
O porcentual está na média dos últimos trimestres, mas na média histórica ele vem caindo. Para Pedro Guasti, CEO da Ebit, isso representa maturidade tanto do consumidor, que vê outras vantagens na compra online para além do preço final, e também maturidade do próprio setor.
Para se ter uma ideia da mudança, entre as Top 10 varejistas online, as compras com frete grátis representavam 43% do total das compras no segundo trimestre de 2015. No segundo trimestre agora essa média caiu para 26%.
“Os e-commerces sabem que não existe frete grátis. Para oferecer isso ao consumidor, é preciso atrelar a estratégia à margem”, afirma Guasti. “A tendência é que as empresas adotem cada vez mais um modelo de assinatura – que é uma forma de fidelização”, explica.
“As lojas têm buscado rentabilidade e por isso diminuíram o frete grátis em 20%”, explica André Ricardo Dias, COO da Ebit.
Em tempos de crise, o que mudou foi a forma de pagamento dos consumidores na internet: enquanto que no primeiro semestre 39,6% dos consumidores preferiram pagar à vista, nos seis primeiros meses deste ano, 42% decidiram por essa forma de pagamento. A ideia foi aproveitar os descontos.
Segundo o estudo, o e-commerce tem favorecido as compras à vista e também limitado o número de parcelas a até 10 vezes.