Aderir ou não uma política de frete grátis no e-commerce acarreta, na maioria dos casos, em abrir mão de uma parte da margem de lucro sobre os produtos. No entanto, segundo pesquisa da ComScore, o frete gratuito é um dos principais fatores de divulgação boca a boca das lojas virtuais e já levou mais de 63% dos consumidores a colocarem mais itens no carrinho.
Se um e-commerce escolhe cobrar pelo frete, corre o risco de perder um consumidor para outra loja que ofereça o mesmo produto, porém com políticas de frete mais flexíveis. Por outro lado, caso a loja virtual opte por oferecer frete grátis sem um estudo, põe em risco a sua margem de lucro.
Para ajudá-lo a avaliar se vale a pena ou não oferecer frete grátis em sua loja virtual, listamos abaixo os principais pontos que merecem a sua atenção.
Frete grátis no e-commerce: vale a pena oferecer?
A oferta mal planejada de frete grátis pode ter impacto determinante na eficiência, imagem e na saúde financeira do seu e-commerce. Por isso, uma correta determinação de custo e cálculo de frete para os itens vendidos, informação de prazos e regras de entrega, além de monitoramento permanente dos indicadores relacionados, são essenciais na rotina de gestão de uma loja virtual.
Diversos empreendedores virtuais estão cada vez mais ligados a isso. De acordo com a pesquisa Webshoppers 34, conduzida pela Ebit/Buscapé, desde 2014 há uma tendência na diminuição da oferta de frete grátis. Já a edição 35 do estudo Webshoppers constatou que em 2016 o e-commerce brasileiro registrou a menor marca de oferta de frete grátis desde 2012.
Nos últimos anos, grande parte das operações de e-commerce no Brasil usou o frete grátis como forma de chamariz para os consumidores para aumentar a conversão. Apesar dessa estratégia ter sido importante no passado, para facilitar vendas e dar mais uma vantagem para os compradores, sua manutenção causava grande desequilíbrio nos resultados das empresas por aumentar o custo de operação.
Não é à toa, quando escolhem essa estratégia, os e-commerces seguem a tendência de aumentar o valor mínimo em compras para oferecer frete grátis. Em 2013, esse valor era em média R$ 170, subindo para R$ 255 em 2015, chegando a R$ 266 em 2017, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) com apoio da Brazil Panels e ComSchool.
Para definir a melhor política de frete e evitar prejuízos em sua loja virtual, estude quais são os melhores momentos para aplicar campanhas de isenção da taxa e defina quando, e se elas realmente são fundamentais para a decisão de compra do consumidor.
Avalie o volume de vendas, o ticket médio da loja, os juros negociados e valores acordados com os parceiros de logística. Não deixe de averiguar sua margem e como ela será afetada se você oferecer frete grátis. Realizar um planejamento detalhista financeiro é essencial para evitar qualquer tipo de prejuízo.
Considere, inclusive, as características do produto, o tipo, o tamanho e o peso dos itens que você enviaria e, se possível, a localidade. Pense ainda na quantidade dos seus pedidos. Se eles costumam ficar na média de R$ 30, considere um mínimo de R$ 50 em compras para qualificar o frete grátis. Outro ponto que merece atenção na hora de definir ou não a política de gratuidade é em relação à logística reversa.
Ou seja, sem planejamento e estratégia, sua loja virtual sofrerá alguns impactos ao oferecer o frete gratuito.
Com um bom planejamento é possível ofertar uma política de frete grátis com benefício tanto para você quanto para o seu cliente. Abaixo, elaboramos algumas dicas para deixar o frete grátis um verdadeiro investimento de marketing e aumentar seus lucros cada vez mais com essa tática.
Fim dos meses “mornos”
Uma promoção com frete grátis é uma boa estratégia para impulsionar os períodos em que nada acontece e as vendas despencam, aquele mês sem data comemorativa, ou evento consideravelmente bom para seu e-commerce. Ou seja, quando sua loja virtual não gera muita conversão é possível ir atrás dos clientes com incentivos de gratuidade no frete.
Redução do abandono de carrinhos
Um dos motivos que mais fazem com que os consumidores abandonem as mercadorias no carrinho é que o valor do frete torna a compra muito mais cara. A isenção de taxa faz os consumidores desviarem desse cenário, reduzindo a quantidade de abandono de carrinhos.
Vendas aumentam
Consequentemente, se os consumidores não abandonam os carrinhos, as vendas tendem a aumentar. Muitas vezes, os resultados de proporcionar frete grátis são percebidos em pouquíssimo tempo, refletindo diretamente no aumento de vendas. Afinal, seu site estará mais atraente porque os clientes não vão ter que se preocupar com as despesas de entrega. Para as lojas virtuais que exigem uma quantidade mínima de pedidos para oferecer a bonificação, isso pode levar a uma série de grandes pedidos.
Estipule um valor mínimo de compra
Outra alternativa bastante comum entre as empresas é estabelecer um valor mínimo de compra. A ação é significativa pois, caso contrário, a compra de itens de menor valor poderá fazer com que você tenha prejuízo ao pagar o frete. Então, estude um valor mínimo que seja interessante, que estimule o seu cliente a aumentar o carrinho de compra para ter acesso ao benefício.
Apesar de ser uma alternativa para conquistar clientes, oferecer ou não frete grátis exige um minucioso planejamento e análise de custos para não deixar o e-commerce no vermelho, estude bem antes de implementar essa estratégia em sua loja virtual.
Fonte: E-Commerce News