Com a chegada da temporada de compras de final de ano, a ocorrência de fraudes em e-commerces deve avançar. Varejistas de todo o mundo estimam um aumento de 12%, em comparação ao mesmo período do ano passado. O dado é da ACI Worldwide, sistemas de pagamentos eletrônicos e bancários, e foram resultado de transações do mercado de varejo por todo o mundo.
De acordo com a ACI, o levantamento oferece ainda insights sobre como os mercados podem se proteger contra essas atividades ilegais na temporada festiva. As principais descobertas incluem:
• Transações sem a presença de cartão, como compras online, têm expectativa de crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2015 – com um aumento similar nas vendas, esperadas em 13% este ano. Isso mostra que a ampliação das fraudes anda lado a lado com o crescimento de novos negócios no mundo todo
• Além disso, só nos EUA, esse tipo de fraude deve subir 43%. Com a adoção cada vez maior de cartões com chip, as fraudes online têm sido mais frequentes
• A tendência de tentativa de fraude em produtos de preços mais baixos, traçada em 2015, continua em 2016, devido às compras online
• Nos Estados Unidos, o tíquete médio das tentativas de fraude deve cair de US$239 para US$219 em vendas com cartão de crédito, ou seja, uma queda de 8%
• Os fraudadores devem focar em cosméticos, fones de ouvido sem fio, tênis e outros itens de preço baixo que possam ser facilmente revendidos no mercado negro ou leilões online
• É esperado que a véspera de Natal seja o dia com mais tentativas de fraude, com cerca de 2,5% de atividades fraudulentas, devido à popularidade dos cartões de presente e das compras online de última hora com retirada na loja
• Outro dia crítico é o Black Friday
Para Mike Braatz, diretor da ACI, os comerciantes precisam entender os dias de pico de vendas e priorizar a detenção da fraude em tempo real sem comprometer a experiência do consumidor.