Por Bianca Guilherme | Após o soluço da pandemia, a Fran’s Café voltou a colocar o pé no acelerador na abertura de franquias. Foram 13 lojas novas nos últimos 18 meses, um crescimento de 25%, além de quatro revitalizações de unidades. Hoje, são 65 cafeterias em operação. A previsão é fechar o ano com mais quatro inaugurações, e outras 15 devem ser abertas em 2025.
A rede faturou R$ 55 milhões em 2023 e projeta chegar a R$ 65 milhões neste ano. Para os próximos anos, o plano é crescer em torno de 20%, já considerando a participação das novas lojas.
Francisco Almeida Conte, atual CEO da rede e filho do fundador, Francisco Antônio Conte, revela que a própria franqueadora está de mudança: a marca acaba de fazer um investimento de R$ 1 milhão para trazer a sede para a capital paulista, após dez anos localizada em Alphaville, bairro nobre entre Barueri e Santana de Parnaíba, em São Paulo. O escritório da franqueadora será inaugurado em outubro.
Em 2022, a marca já tinha investido R$ 3 milhões em um novo espaço, batizado como “Origens” e fica próximo à praça Benedito Calixto. “Temos um espaço para eventos culturais, lançamentos e posicionamentos de marca. Já recebemos eventos de marcas como AdeS, L’Oréal Paris, Vichy, BT House (Bruna Tavares) e Hope”, afirma o CEO da rede.
Franquias:
Esse movimento faz parte de uma jornada mais ampla de transformação que vem sendo trilhada pela Fran’s Café há exatos dez anos, iniciada com a reformulação do cardápio. Desde 2014, a rede passou a oferecer sopas, massas e risotos, além de uma carta de vinhos com rótulos próprios desenvolvidos por parceiros.
Essas mudanças acontecem na esteira das transformações que o próprio setor de cafeterias vem vivenciando ao longo dos últimos anos, com a ascensão das redes “to go”, como Mais1.Café e Go Coffee, ou as lojas instagramáveis, como a We Coffee. O segmento também passou pelo baque da recuperação judicial da SouthRock, no ano passado, que administrava a Starbucks no país.
Resistente ao tempo, a Fran’s Café foi fundada na cidade de Bauru, no interior paulista, em 1972. De acordo com Conte, seu pai, o fundador, mirou o público feminino, que buscava por um ambiente “mais requintado” para tomar um café. Hoje, 52 anos depois, cerca de 60% do público ainda é formado por mulheres.
Para se tornar um franqueado da Fran’s Café, a rede oferece duas opções com investimentos que vão de R$ 300 mil a R$ 400 mil, de acordo com o tamanho da loja, além de R$ 60 mil de taxa de franquia. Com prazo estimado de retorno de 18 a 24 meses e uma margem de lucro de 15% a 20%. Atualmente, a rede está em dez estados, e vem negociando novas franquias no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina.
Conte adianta que está desenvolvendo um novo modelo de negócio, que deve ser lançado no início de 2025: uma microfranquia. O plano é colocar na rua um carrinho para vender café, mas o investimento ainda não está fechado — microfranquias demandam aportes de até R$ 135 mil. A rede ainda está definindo se o formato será oferecido apenas para franqueados, que poderiam abastecer o carrinho com o próprio estoque, ou se será aberto para empreendedores do mercado.
Fonte: PEGN