Para atrair novos franqueados, as redes estão desenvolvendo modelos de franquias mais acessíveis como: venda direta, quiosques, trucks, home-based e contêiners. De acordo com um estudo divulgado ontem (11), pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a participação destes pontos de venda alternativos passaram de 6% para 9%. Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, explica: “Toda crise é também momento de oportunidade, é nela que você pode rever processos, produtos, cardápio, enfim. Foi assim que o franchising brasileiro, com aquela melhoria incremental, foi buscar novos modelos de atuação. Então, franquias que tinham um capital de investimento alto, foram buscar modelos que tinham um valor de investimento inicial menor, mas que dessem ao franqueado a oportunidade de ter um resultado lá na ponta”.
Loja como Base e Multicanalidade para Oportunidades
Outro estudo, a 1ª Pesquisa de Inovações de Franquias Brasileiras, desenvolvido pela ABF em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), revelou de onde vieram as inovações e como elas trouxeram resultados positivos às franquias, mesmo em momentos difíceis da economia brasileira. Entre os anos de 2014 e 2016, 45% das empresas que responderam a pesquisa implantaram equipamentos, técnicas ou softwares novos. Assim como o uso de tecnologias da informação (TI). Do total pesquisado, 33% das empresas fizeram altos investimentos em tecnologias online-to-offline (O2O) – serviços que o consumidor utiliza no mundo real, mas que são comprados na internet. “O fato de você estar cada vez mais próximo do consumidor final é o que faz você utilizar os demais canais como estruturação do sistema. A introdução de aplicativos para atrair o consumidor e alavancar a loja física é um exemplo. Um sistema de franchising tem que estar atento aos mais diversos canais que o consumidor acessa. As lojas físicas diminuíram um pouco, mas ainda são muito relevantes (91% de participação). O sistema como um todo é estruturado em cima disso, no entanto outros canais aumentam sua participação”, conclui o presidente da ABF.
A Inovação Está ao Lado
A pesquisa também revela que 57,8% das redes coletaram ideias para inovação com os próprios franqueados. Desses, 42,9% incluíram em sua estratégia até 10 sugestões, outros 41,4% entre 11 a 50 ideias. Do total de empresas pesquisadas, metade (50,7%) concorda plenamente que a inovação ampliou sua participação no mercado e para 43,1% concordaram de que as inovações aumentaram sua rentabilidade.
Fonte: GiroNews