Por Paulo Gratão | O setor de franquias cresceu 13,8% em 2023, alcançando um faturamento de R$ 240,661 bilhões. Alimentação Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%) foram os segmentos que mais puxaram o crescimento. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) nesta quinta-feira (8/2).
O faturamento total representa um crescimento de 28,9% sobre o resultado de 2019, distanciando o setor do pesadelo vivido nos anos mais rígidos da pandemia de covid-19. A expansão de Hotelaria e Turismo no ano passado, inclusive, é atribuída à demanda reprimida do período de crise sanitária.
O número de marcas operando no setor cresceu acima do esperado, chegando a 3.311 redes, 7,6% a mais do que em 2022. O número de unidades alcançou 195.862, uma elevação de 6,2%. Dessa forma, cada rede franqueadora que opera no Brasil tem, em média, 59 unidades. “Vimos redes se instalando em áreas de poder aquisitivo mais baixo, operando por meio de microfranquias. No nosso dia a dia, percebemos a retomada do setor, seja em viagens domésticas, de lazer, a trabalho e eventos”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF. Foram encerradas 5,9% das franquias em funcionamento.
Em relação ao crescimento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que vem se mantendo forte desde a flexibilização das medidas restritivas, Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF, menciona o surgimento de novos nichos, como harmonização facial e implante capilar. “Os subsegmentos estão em alta e devem crescer mais.”
O número de unidades repassadas foi maior do que no ano anterior, chegando a 4,3%. De acordo com Leite, esse dado é positivo e mostra “uma potência do franchising, pois representa a liquidez do ativo. Só se consegue repassar algo que tem liquidez”. Juarez Leão, membro do conselho da entidade, adiciona que a ferramenta costuma ser usada para sucessão, em redes que não têm o instrumento formatado, por exemplo.
De acordo com uma estimativa da ABF, cada unidade franqueada emprega, em média, nove pessoas. O total de pessoas empregadas nas unidades chegou a 1.701.726, número 7,1% acima de 2022.
Crescimento do franchising em 2023 por segmento
Segmento | 2022 | 2023 | Crescimento | Variação % de unidades |
Alimentação – Comercialização e Distribuição | 12.098 | 13.540 | 12,8% | 11,8% |
Alimentação – Food Service | 39.821 | 46.939 | 17,9% | 8,8% |
Casa e Construção | 15.932 | 17.499 | 9,8% | 3,9% |
Comunicação, Informática e Eletrônicos | 6.752 | 7.532 | 11,6% | 10,4% |
Educação | 12.991 | 14.255 | 9,7% | -0,3% |
Entretenimento e Lazer | 2.472 | 2.793 | 13,0% | 7,2% |
Hotelaria e Turismo | 9.885 | 11.510 | 16,4% | 9,1% |
Limpeza e Conservação | 1.694 | 1.923 | 13,5% | -1,8% |
Moda | 23.629 | 26.501 | 12,2% | 4,1% |
Saúde, Beleza e Bem-Estar | 47.362 | 55.647 | 17,5% | 5,6% |
Serviços Automotivos | 6.837 | 7.624 | 11,5% | 1,6% |
Serviços e Outros Negócios | 32.015 | 34.899 | 9,0% | 5,8% |
Total | 211.488 | 240.662 | 13,8% | 6.2% |
Setor espera crescer 10%
Com a queda gradual dos juros e a melhora nas perspectivas econômicas, o setor de franquias espera alcançar um crescimento de 10% no faturamento em 2024, com expansão de 5% no número de redes franqueadoras e de 5,5% no número de unidades franqueadas.
Leite diz que a visão otimista para 2024 permanece, porém com desafios como o equacionamento dos compromissos financeiros assumidos na pandemia, a pressão dos custos, a dificuldade no acesso ao crédito, a complexidade no ambiente de negócios no Brasil e a dificuldade de contratação de mão de obra qualificada.
Fonte: Revista PEGN