Chegar a 100 unidades é uma marca para qualquer rede de franquias. O número, além do simbolismo que traz em si, demonstra solidez na expansão e o potencial da marca que está se expandindo e sendo bem aceita no mercado.
Em um país em que a metade das empresas fecham as portas antes dos 4 anos de operação conforme aponta a pesquisa Demografia das Empresas, realizada pelo IBGE, chegar a um número expressivo de unidades franqueadas é uma vitória importante e deve ser comemorada.
Conheça 15 marcas relativamente novas e outras tradicionais que chegaram e ultrapassaram essa marca tão importante:
CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos
Nascida em 1995 a rede conta com mais de 150 unidades e é especializada em cursos profissionalizantes. Além de conhecimentos técnicos, os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimoram a postura profissional e empreendedora. A rede de cursos continua em expansão em todo o Brasil. O investimento inicial é de a partir de R$ 225 mil* com faturamento médio mensal por unidade de R$ 68 a R$ 250 mil.
Maria Brasileira
Fundada em 2012, a Maria Brasileira é uma rede de franquias especializada na prestação de serviços voltados à limpeza, conservação e cuidados domésticos e comerciais. Atingiu a marca de 100 unidades em 2014 e, hoje, possui mais de 154 unidades abertas. Possui lojas de rua que tem investimento médio mensal que variam entre R$ 32.900 até R$42.900 conforme o tamanho da cidade onde será instalada a unidade. O faturamento médio mensal é de R$ R$45 mil.
San Martin
Fundada em 1995, a San Martin Corretora de Seguros entrou para o franchising em 2014 e neste mesmo ano atingiram a marca de 100 unidades. Atualmente possuem mais de 300 unidades. Com modelos de Lojas de Rua, Lojas Shopping, Unidades HOME que tem investimento inicial entre R$26.900 e R$128.900 conforme o modelo.
Odontoclinic
Rede fundada em 1997 a rede é especializada em tratamento odontológicos. Possuem 170 unidades e a unidade número 100 foi inaugurada em 2011. O investimento inicial varia entre R$155 mil e R$235mil conforme o modelo e tamanho da unidade. O retorno acontece entre 24 e 36 meses. O faturamento médio mensal é de R$140mil.
CNA
Tradicional rede de escolas de inglês possui mais de 600 unidades abertas nos seus 43 anos de fundação. Tem Investimento inicial a partir de R$123.200 e Faturamento médio mensal de R$95 mil. O retorno acontece entre 18 a 24 meses.
Patroni
A Rede de franquia de pizzas, carnes e massas atualmente conta com 210 unidades em operação e implantação. Fundada há 31 anos, a Patroni é a maior rede de franquia do segmento de pizzarias no Brasil. O investimento inicial é varia entre R$400 mil a R$450 mil para o modelo tradicional e o modelo Expresso fica entre R$150 mil a R$200 mil.O faturamento médio mensal da unidade é de R$125 mil para o modelo tradicional e para o Expresso R$60 mil.
HOPE Lingerie
Há 50 anos no mercado, a HOPE Lingerie é pioneira no segmento de lingerie ao expandir por meio do franchising. Abriu sua primeira franquia em 2005 e atingiu a centésima loja em 2015. Atualmente, a rede tem 165 lojas espalhadas em todo o Brasil e, além das unidades físicas, também atua no comércio eletrônico e fornece para varejos multimarcas no Brasil, além de exportar para 18 países. O investimento inicial é de R$180 mil com faturamento médio mensal da rede de R$ 60 mil. O Prazo de retorno fica entre 24 e 36 meses.
JAN-PRO
A rede de franquia especializada em serviços de limpeza e conservação de ambientes comerciais possui atualmente 230 unidades no Brasil e a centésima veio em 2015. Com três modelos de franquia, o investimento inicial varia entre R$ 7,5 mil e R$ 70,2 mil e o faturamento médio mensal fica entre R$ 15 mil e R$ 300 mil conforme o modelo de negócio.
Brasileirinho Delivery
A rede de franquia especializada em comida típica brasileira servida no box tem 118 unidades no Brasil e a centésima unidade foi inaugurada em 2016.
A marca oferece dois modelos de negócios, o modo Delivery ou com atendimento no estabelecimento. Atualmente, a rede atende uma média de 300 mil pessoas mês com ticket médio que varia de R$ 16 a R$ 20 e tem mais de 100 lojas em operação. O Investimento inicial vai de R$ 90 mil até R$ 130 mil com faturamento médio mensal de R$ 50 mil.
Sóbrancelhas
A Sóbrancelhas é uma rede de franquias especializada em embelezamento do olhar e da face. Foi fundada em 2013 e possui 179 unidades. A centésima inaugurou em 2015. Atualmente, além de oferecer mais de dez serviços especializados, a Sóbrancelhas trabalha com uma linha de produtos próprios. A marca oferece três modelos de negócios, a tradicional loja de shopping, o “Sóbrancelhas Truck” e o pioneiro modelo de quiosque, que a distinguem no mercado. O investimento inicial varia entre R$ 122 mil e R$ 180 mil com faturamento médio de R$ 35 mil.
Tip Top
Rede de lojas roupas infantis com foco em bebês, com mais de 110 lojas. A centésima unidade foi inaugurada em 2014. Fundada em 1952, em São Paulo, a Tip Top, referência nacional em vestuário infantil, com foco em roupa para bebês, está no mercado há mais de 60 anos. Após conquistar a excelência na fabricação dos produtos, atingir grande escala de produção e amplo reconhecimento e liderança no mercado infantil, a Tip Top iniciou em 2005 o estudo para implantação de uma rede nacional de lojas franqueadas.A entrada no mercado de franquias ocorreu em 2008. O investimento inicial varia entre R$ 420 mil (loja tradicional) a 1,5 milhões (Mega Store) e o faturamento médio mensal fica entre R$ 85 mil (loja tradicional) e R$ 250 mil (Mega Store).
Multicoisas
Rede de franquias oferece produtos para o dia a dia das pessoas com uma surpreendente variedade de artigos. Em seu mix, composto por mais de quatro mil itens, estão disponíveis desde acessórios hidráulicos e elétricos, utilidades para o lar, ferramentas e organizadores até produtos eletrônicos e de informática. A Multicoisas possui lojas localizadas tanto em shopping centers como em pontos comerciais de rua, facilitando o acesso e a conveniência. O investimento inicial é de R$ 642 mil com prazo de retorno estimado em 48 a 60 meses.
Casa do Construtor
Franquia de locação de equipamentos de pequeno porte para a construção civil. Possui 255 lojas em todo o País e a primeira loja foi fundada em 1993 pelos sócios Altino Cristofoletti Junior e Expedito Eloel Arena. A primeira franquia da marca foi aberta em 1998 na cidade de Americana, interior de SP e a loja de número 100 foi abertura em janeiro de 2012 em Campinas.
GrandVision by Fototica
Rede de varejo integrante do grupo Fotótica e possui mais de 100 lojas em sete estados brasileiros: São Paulo, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio de Janeiro e Alagoas. Atualmente, planeja 20 novas lojas até o fim de 2016. A empresa conta com um laboratório próprio, com equipamentos inovadores, que produz as melhores lentes do mercado e infraestrutura logística capaz de atender à demanda nacional, além de 23 grifes exclusivas, desenvolvidas por um time de criação formado por designers europeus. Tudo isso torna o negócio único e promissor no mercado ótico.
Tutores
Franquia de educação complementar voltada para o reforço escolar multidisciplinar foi fundada em 2007. A rede conta com 94 unidades ativas e mais 8 em implantação e chegou a 100 lojas neste ano. O investimento inicial varia entre R$20mil e R$47mil conforme o modelo de negócio. O retorno do investimento acontece em até 1 ano.