Abertura de unidades no exterior alcançou maior volume do franchising brasileiro em 2015
A rede de alimentação saudável Fast Açaí, uma das que mais cresce no Brasil, chega aos Estados Unidos.
Até o final de junho, será inaugurada a primeira unidade da franquia goiana fora do País, no Flórida Mall, na cidade de Orlando, Estado da Flórida.
A previsão é de que o primeiro carregamento com 16 toneladas de açaí chegue ao porto da Jacksonville, na Flórida, no dia 10 junho. No final de agosto, a segunda unidade na terra do Tio Sam será aberta, também na cidade de Orlando. No Brasil, a rede já possui 103 unidades em funcionamento.
A conquista da empresa goiana, com sede em Aparecida de Goiânia, está alinhada a uma importante e positiva tendência de expansão internacional das franquias nacionais que tiveram em 2015 o melhor desempenho fora do país em toda a história do franchising no Brasil.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são 134 redes nacionais com operações em 53 países e o total de 1.080 lojas. De acordo a organização, a perspectiva de crescimento das franquias brasileiras no exterior para este ano é de 15%.
Os Estados Unidos são o maior alvo da internacionalização, com 37 marcas brasileiras presentes naquele País. A alta do dólar nos últimos meses foi um bom estímulo para que as franquias nacionais buscassem o mercado externo, mas esse fator não pode ser o pilar para um processo de expansão. Pelo menos é o que salienta o diretor de inteligência de mercado da ABF, Cláudio Tieghi. “Incentivamos a internacionalização pelo planejamento, e não pela oportunidade apenas”, diz.
No ranking dos países que mais recebem franquias brasileiras, depois dos EUA, vêm Paraguai (25) e Portugal (21), de acordo com a ABF. O ramo da alimentação reúne 18% das franquias com atuação fora do Brasil, seguido do setor de saúde e beleza, com 17%.
Para auxiliar no processo de internacionalização das franquias brasileiras, A ABF possui agendas de treinamento e missões realizadas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a International Franchising Association (IFA). Um dos projetos é o Franchising Operation, um escritório administrativo para grupos de franquias que desejam iniciar o processo de expansão nos EUA.