Com muita vontade de ter um negócio próprio, os irmãos Luiz Felipe e Luiz Sérgio Costa resolveram abrir, em 2009, uma franquia de fast food. O espírito empreendedor, no entanto, não foi suficiente. Eles amargaram um prejuízo de cerca de R$ 700 mil nos primeiros 18 meses de operação. Foi assim, em meio a dívidas e frustração, que surgiu, em 2010, o Billy the Grill, rede de restaurantes criada pela dupla.
Os dois aproveitaram as lições para recomeçar o negócio, deixando de ser franqueados para serem franqueadores.
— Nós não tínhamos experiência e nem fizemos pesquisa de mercado antes de abrir a franquia. Como não tivemos suporte adequado, cometemos muitos erros e acabamos no prejuízo. Então, passei a estudar sobre negócios, fiz pós-graduação e alguns cursos. Acabamos desistindo, mas aproveitamos o que tínhamos para criar nosso restaurante — conta Luiz Felipe, morador do Méier.
O bairro, aliás, é endereço do mais recente empreendimento dos dois, o Vizinhando – Espeteria de bairro. E o local escolhido para o novo estabelecimento não foi por acaso.
— Somos nascidos e criados na Piedade. Conhecemos bem a região e escolhemos o Méier para abrirmos o Vizinhando, um novo conceito para os tradicionais espetinhos — diz Luiz Felipe.
Hoje, o Billy the Grill conta com 40 lojas no Rio e o objetivo é chegar a 50 até o fim do ano, contando com a expansão para São Paulo. E o Vizinhando caminha para a 10° loja. Juntos, após adquirir vasta experiência, criaram o Grupo Alento Franchising – e atualmente ajudam futuros empreendedores a viabilizarem o seu negócio, com acompanhamento e montagem da franquia.