A moda está em constante mudança e isso bem perceptível para quem investe em franquia de roupa masculina. O número de homens interessados no setor vem crescendo a cada ano. Uma das grandes vantagens de tornar-se um franqueado que atua com vestuário, é não ter a obrigação de desenvolver coleção e pensar nas tendências do mercado. Essa responsabilidade fica por conta da marca em que o investidor decidir fazer parte. Com o trabalho facilitado, o empreendedor precisa apenas se preocupar com sua gestão e administração do negócio. Esse é um dos principais atrativos do segmento, mas ainda existem outros que vamos pontuar no texto a seguir! Além disso, também trouxemos as 19 melhores franquias de vestuário masculino e algumas dicas de como lidar com esse público. Acompanhe! Por que investir em uma franquia de roupa masculina? Os homens estão cada vez mais presentes no mercado de moda O mercado da moda está em constante crescimento no Brasil, muito por causa da sua volatilidade. O setor está sempre mudando e criando novas tendências, permitindo que os empreendimentos tenham faturamentos expressivos devido a rotatividade de clientes. A Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgou o levantamento sobre o ano de 2019 e detectou mais um período de avanço do setor. O faturamento aumentou 5,7% e o número de franquias cresceu 1,8%. Quinto ano de crescimento. E a tendência é que os números do setor, de forma geral, continue evoluindo pelos próximos anos. Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(FIESP), identificou que o comércio tende a crescer 3,1% anualmente. Voltando para o mercado masculino, a perspectiva também é muito boa. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), nos últimos anos tivemos mudanças em relação ao comportamento dos homens em relação a beleza e bem estar. O público masculino tem estimulado a moda a criar e desenvolver mais coleções e produtos de qualidade. 54% dos homens buscam algum item que possam satisfazê-los. Eles já movimentaram bilhões no segmento e a expectativa é que esse cenário evolua ainda mais. Além disso, esse público vem se mostrando mais interessado em encontrar referências de moda na internet. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) levantou que no Google, o número de homens pesquisando sobre peças e estilo cresceu 49%. 19 tipos de franquia para roupa masculina Por mais que o mercado voltado para moda masculina seja promissor, é importante que o empresário saiba bem em qual setor ele irá atuar. São diversos nichos e todos com consumidores muito bem definidos. Definitivamente é preciso estudar bem as chances, identificar qual tipo de público alvo está mais familiarizado e qual o negócio que mais se encaixa ao seu bolso. Separamos alguns exemplos. 1. Artwalk Considerada uma referência no mercado, a Artwalk é uma franqueadora voltada para outra vertente do setor de vestuário. Ela é uma loja especializada na venda de tênis. Presente nos principais shoppings das 15 cidades em que atua, a marca é totalmente consolidada entre os consumidores. Além disso, os franqueados contam com um suporte e know how para manter a unidade em plena expansão. Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil;Faturamento ou rendimento médio mensal: não informado;Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses. 2. Overboard Consolidada como uma loja multimarcas, a franquia Overboard é voltada especificamente para o estilo de vida ligado ao surf ou skate, conhecido como street wear. A marca investe constantemente em publicidade e marketing, apoiando atletas profissionais e amadores de ambos os esportes. Sendo um dos maiores patrocinadores do país no surf e skate. Suas coleções são desenvolvidas e apresentadas a cada semestre, mantendo assim seu padrão de qualidade, o que diferencia a marca dos concorrentes do segmento. Investimento inicial: a partir de R$ 793 mil;Faturamento médio mensal: A partir de R$ 300 mil;Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses. 3. Mardelle A Mardelle é uma marca mineira de moda íntima que surgiu há mais de 20 anos. É muito comum pensar que por se tratar desse tipo de vestuário, os produtos sejam apenas para o público feminino. Essa é uma das grandes vantagens da marca. Ela atua e possui produtos próprios voltadas para os homens. Todas as peças são costuradas de uma forma que ofereça o máximo de conforto para os usuários, além do tecido que contribui para essa sensação. Para quem deseja se tornar um franqueado da marca, ela é uma das poucas franquias de moda que atuam no modelo de home office. Ou seja, o empreendedor se torna revendedor dos produtos sem a necessidade de um espaço físico para fazer as vendas. Isso amplia a área de atuação e exige um investimento muito menor que as demais marcas. Com esse modelo de negócio, a rentabilidade é mais rápida e maior. Muito por causa do estoque que é disponibilizado para que o empresário venda e já entregue a mercadoria para o cliente. Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil;Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil;Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses. Para saber mais sobre o modelo de negócio da Mardelle, acompanhe o vídeo a seguir! 4. Sketch A franquia de roupa masculina Sketch, está no mercado desde a década de 1990. De Belo Horizonte, Minas Gerais, a marca mineira começou a expandir a sua área de atuação por meio do modelo de franchising. A ideia da empresa é atuar em um setor que sofre com lacunas, a moda exclusiva para homens. Atraindo franqueados graças ao seu modelo de negócio sólido, confiável e com bom rendimento. Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil;Faturamento médio mensal: A partir de R$ 100 mil;Prazo de retorno: não informado. 5. Polo Wear A Polo Wear é uma marca responsável por oferecer produtos de alta qualidade e conforto. Agregando valor e entregando custo benefício para seus clientes. Esse comportamento fez com que a empresa entrasse para o grupo Top Brands Fashion, uma holding com mais de 30 de atuação no mercado de roupas. Atualmente são mais de 20 franquias e cerca de 250 revendedores, que levam e espalham as coleções e os produtos que mesclam o casual com o esportivo. Simultaneamente, marca atende mulheres e crianças de todas as idades. Investimento inicial: a partir de R$ 750 mil;Faturamento médio mensal: não informado;Prazo de retorno: não informado. 6. Reserva A Reserva é uma marca que atua no mercado de roupas masculinas desde 2004. Natural da cidade do Rio de Janeiro, a empresa já esteve presente em grandes eventos de moda como a Fashion Rio. O objetivo agora no mercado de franquias é tornar a marca reconhecida no mundo pelo seu modo de tratar os clientes, a qualidade de seu vestuário e o tipo de atendimento diferenciado no setor. Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil;Faturamento médio mensal: a partir de R$ 100 mil;Prazo de retorno: entre 24 e 30 meses. 7. Zak One Mais uma marca mineira no mundo do vestuário, a Zak está presente no mercado de moda masculina há 50 anos e recentemente lançou sua linha para homens entre 20 e 35 anos, a Zak One. O grande diferencial da marca é oferecer produtos com costuras e desings inovadores, proporcionando qualidade e conforto para seus consumidores. Além de proporcionar a seus franqueados, coleções constantes. Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil;Faturamento ou rendimento médio mensal: não informado;Prazo de retorno: entre 30 e 36 meses. 8. Samello Tendo como principal foco a venda de calçados masculinos, a marca Samello também atua na venda de acessórios de couros como cinto e carteiras para o público feminino também. Atuando com as marcas mais reconhecidas do mercado, durante toda sua história buscou inovar e se posicionar no mercado com uma lançadora de tendências. Investimento inicial: a partir de R$ 290 mil;Rentabilidade média mensal: A partir de 12% sobre o faturamento bruto;Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses. 9. Âncora Desde 2016 no mercado, a Âncora é uma marca jovem com espírito empreendedor que a diferencia das demais marcas concorrentes. Em menos poucos anos, a franqueadora conseguiu aumentar a sua demanda e se multiplicar em 30 unidades. A empresa mineira possui a maioria de suas franquias dentro do estado, e o próximo objetivo agora é expandir para as demais regiões do país. Por isso vem investindo em marketing e marcando presença em vários eventos. Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil;Faturamento médio mensal: R$ 250 mil;Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses. 10. Camelo A franquia de roupa masculina Camelo, é uma das mais tradicionais do mercado Voltada para o mercado de alfaiataria, a Camelo está a mais de 75 anos cuidando de seus clientes para oferecer vestimentas de extrema qualidade para o homem do trabalho até o lazer. As coleções são lançadas mais de uma vez por ano e visa auxiliar na reposição contínua de produtos diversificados. Utilizando materiais nobres em todos os elementos, a marca também oferece acessórios e calçados. Investimento inicial: a partir de R$ 366 mil;Faturamento ou rentabilidade média mensal: não informado;Prazo de retorno: entre 20 e 26 meses. 11. Authentic Feet Criada na cidade de São Paulo em 19995 e já operando em vários lugares no Brasil, a Authentic Feet é uma marca voltada para o segmento fitness, para aqueles homens que buscam entrar, ou já estão, aderindo a esse estilo de vida. Ela não possui uma fábrica própria, porém tem em seu portfólio marcas conceituadas como Nike, Adidas, Reebok, Mizuno, Puma etc. Além disso, a empresa é conhecida pela sua estrutura totalmente contemporâneo. Investimento inicial: a partir de R$ 310 mil;Faturamento médio mensal: a partir de R$180 mil;Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses. 12. Casa das Cuecas Voltada exclusivamente para moda masculina, a Casa das Cuecas é uma marca que possui diversos produtos que vão além do que o nome sugere. Não à toa ela está a mais de 50 anos atuando no setor. Em seu portfólio estão conjuntos, meias, sungas, camisetas, acessórios e claro, roupas íntimas. Seja para crianças ou os usuários considerados plus size. Neste momento a empresa soma mais de 10 unidades espalhadas pelo Brasil. Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil;Faturamento médio mensal: a partir de R$ 120 mil;Prazo de retorno: entre 30 e 36 meses. 13. Stalker Com uma proposta de entregar produtos que possam representar a ideia do homem livre e que não se importa com sua idade, a Stalker é uma marca que decidiu entra no mercado em 1998. O nome da franquia de roupas masculinas traz o conceito de que o homem moderno deve perseguir seus objetivos com estilo que o faz sentir bem. Pensando dessa forma, a empresa conseguiu se expandir e inaugurar mais de 20 unidades franqueadas. Investimento inicial: a partir de R$ 210 mil;Faturamento médio mensal: a partir de R$ 85 mil;Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses. 14. Estivanelli A marca Estivanelli busca sempre se reinventar e apresentar para seus consumidores produtos com matérias-primas de qualidade. Com vestimentos repletos de tecnologias em suas confecções, a empresa vem se espalhando pelo Brasil. Voltada totalmente para a grife masculina, desde 1993 a franquia é considerada uma referência para o seu público. Principalmente pelo seu atendimento personalizado e peças para todos os momentos Investimento inicial: a partir de R$ 302 mil;Faturamento médio mensal: até R$ 110 mil;Prazo de retorno: entre 36 e 60 meses. 15. Skyler Desde 1997 atuando no mercado, a franquia de roupa masculina Skyler possui uma rede com aproximadamente 40 lojas espalhadas pelo Brasil. O principal vantagem da marca, são seus produtos pensados no conforto dos usuários. Atualmente, são desenvolvidos mais de 500 modelos por coleção, sendo duas por ano. As peças variam entre os conceitos de básico, casual e premium. Para o franqueado, é a chance de trabalhar com um modelo de negócio voltado para o conhecimento e experiência do usuário. Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil;Faturamento médio mensal: R$ 250 mil;Prazo de retorno: entre 20 e 36 meses. 16. Mormaii A Mormaii é uma franquia que trabalha apenas com roupas ligadas ao surf Apontada como uma das mais lucrativas, a Mormaii trabalha com uma gama de produtos que vão de roupa a óculos voltadas para o surf. Atualmente, são mais de 50 mil pontos de vendas espalhados pelo mundo. Presente no franchising desde 1985, a marca conta com 5 mil produtos disponíveis para seus consumidores e trabalha com baixa concorrência, tornando o empreendimento atrativo. Investimento inicial: a partir de R$ 69 mil;Rentabilidade ou rentabilidade média mensal: não informado;Prazo de retorno: não informado. 17. Tevah Uma das marcas líderes do segmento, a Tevah atua exclusivamente com sua franquia de roupas masculinas desde 1959. Sempre antenada as tendências do seu público alvo. Utilizando de software para manter o seu padrão de qualidade, a empresa já confeccionou calças, camisetas e outros produtos da linha de produção adotando esse sistema, ampliando a qualidade das suas peças. Investimento inicial: a partir de R$ 227 mil;Faturamento médio mensal: R$ 145 mil;Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses. 18. Coca Cola Jeans Por meio da junção da mundialmente conhecida Coca-Cola com o grupo AMC Têxtil, nasceu em 2004, a franquia de roupa Coca Cola Clothing. O seu objetivo era vender um estilo de vida com produtos despojados, modernos e conceituais. Atualmente, ela conta com mais de 20 unidade pelo país e lança todo ano uma coleção com aproximadamente 2600 peças. Não só para o público masculino, quanto para as mulheres também. Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil;Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil;Prazo de retorno: entre 24 e 30 meses. 19. Fatto a Mano Fatto a Mano é uma marca de alfaiataria totalmente dedicada ao público masculino e com grande tradição no mercado. Desde 1987 atuando, ela é famosa por comercializar camisas e roupas sociais com detalhamento e acabamento diferenciado. Referência nesse tipo de vestuário, a franqueadora já conta com mais de 100 franquias em todo o Brasil e um dos melhores mark-ups — preço do produto em comparação com o custo de produção — da área. Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil;Faturamento médio mensal: até R$ 70 milPrazo de retorno: entre 18 e 36 meses. Dicas para se dar bem com sua franquia de roupa masculina O público masculino tem algumas particularidades. De acordo com a pesquisa realizada pela Euromonitor International, os homens não se interessam muito por produtos designados como premium ou que remetem a algo extraordinário. Outra informação importante é sobre a fidelização dos homens. Eles não se importam com marcas conhecidas desde que elas ofereçam algum tipo de conforto. E o empreendedor não precisa se preocupar em oferecer o valor mais baixo do mercado. Se o negócio apresentar produtos com as características apresentadas acima, 60% do público masculino não se importa de pagar mais caro. Diante das pesquisas apresentadas ao longo do texto, podemos observar um mercado com alta expectativas. Ainda mais com os últimos anos registrando o crescimento do setor, muito por causa do aumento na procura dos homens por moda e estilo. Apresentamos também marcas que atuam com peças íntimas, calçados, acessórios e roupas para homens com diferentes lifestyles.
Fonte: Encontre sua Franquia