Por Cesar Ferro | Fundado em 2007 em Varginha (MG), o grupo de franquia de farmácias AMR Saúde, que congrega as bandeiras Drogaria Americana, Poupe Já e Farma Justa, tem o objetivo claro de aumentar sua capilaridade no Nordeste. Parte do seleto grupo de farmácias bilionárias desde 2022, a rede planeja inaugurar mais de 90 lojas em 2025, das quais 60% ficarão na região.
Referência nacional em soluções farmacêuticas, a companhia, que começou com um simples serviço de delivery e descontos na região, hoje se faz presente em nove estados (Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo) e no Distrito Federal.
Nos dias 29 e 30 de outubro, a empresa realizou seu primeiro evento de integração com o canal farma. O Panorama Farmacêutico esteve presente, de forma exclusiva, na Pousada Terramare, em Guapé (MG), para acompanhar o encontro.
Rede de franquia de farmácias tem origem humilde, assim como seu presidente
Jeefferson Reis tem uma história de luta e superação que em muito se assemelha à de seu negócio. De origem humilde, antes de dar seus primeiros passos na distribuição farmacêutica, ele ganhou a vida como servente de pedreiro.
Vendo como os profissionais do setor gozavam de boa condição financeira em sua região, ele decidiu seguir o exemplo. Foram pouco mais de dez anos na distribuição até que surgisse a oportunidade de gerenciar duas farmácias de um amigo em Varginha. “Fui chamado para ser sócio e, em 2007, identificamos a oportunidade de capilarizar o negócio por meio do sistema de franquias”, relembra.
Nos 17 anos que se seguiram, a rede ganhou tração, novas bandeiras e hoje soma 410 lojas espalhadas pelo Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. “Creio que minha experiência do outro lado do negócio possibilitou a geração de uma ótima sinergia com nossos parceiros comerciais”, opina.
O grupo se destaca por sua capacidade de inovação. Além de contar com consultório farmacêutico integrado em suas lojas, a rede implementou tecnologias como o self-checkout, apresentado durante o evento. A convenção também foi palco para a ampliação do serviço de medicamento pré-agendado, que funciona como uma espécie de assinatura de remédios, já em funcionamento em parceria com asilos.
Companhia entra para o rol das bilionárias
Em 2022, o Grupo AMR Saúde registrou, pela primeira vez em sua história, o faturamento anual de R$ 1 bilhão. De lá para cá, a rede de farmácias não só se manteve acima desse patamar, como seguiu crescendo.
“Hoje, já garantimos um faturamento de R$ 1,3 bilhão para 2024 e ainda podemos aproximar esse montante dos R$ 1,4 bilhão”, revela o cofundador e presidente. Mas a ambição da administradora de franquia de farmácias não para por aí. Para manter o crescimento, a companhia aposta na retenção e atração de franqueados.
Marketing para atrair, treinamentos para reter
O marketing e a capacitação estão entre os pilares da varejista. Para atrair novos franqueados e, também, para fortalecer a imagem das lojas já estabelecidas, o Grupo AMR Saúde investiu, só em 2024, quase R$ 1,3 milhão. “Nossos investimentos abrangem campanhas com prêmios para os clientes e a divulgação dos franqueados”, explica. E não há propaganda melhor do que o sucesso das lojas já estabelecidas.
Das 90 aberturas planejadas para o próximo ano, 22 serão de empresários já vinculados ao grupo. “Não queremos simplesmente aumentar nossa capilaridade, mas também fazer com que os empreendedores que confiaram em nosso formato de negócio prosperem”, garante Reis. O grupo, inclusive, destinou R$ 500 mil para treinamentos presencias e uma plataforma de capacitação virtual lançada durante o evento.
AMR Experience movimentou mais de R$ 10 milhões em negócios
Nos dois dias de evento, o AMR Saúde reuniu 300 pessoas, entre franqueados e parceiros comerciais, na pousada Terramare. Com as rodadas de negócios concentradas em um dia, o grupo conseguiu movimentar R$ 10 milhões.
Para Abel Latronico, sócio nas drogarias próprias do grupo e gestor de cinco lojas em Poços de Caldas (MG), as oportunidades comerciais garantiram o sucesso do evento. “O empresário que vem a esses encontros se depara com oportunidades fora da curva. Isso sem falar na conexão que é possível fomentar com a distribuição e com a indústria nessas oportunidades”, comenta.
Para José Modesto, sócio-fundador da Distrimed, conexão é realmente a palavra de ordem para eventos como esse. “O networking é muito mais do que fazer negócios, é rever nossos colegas e estreitar os laços”, afirma. “Isso está no DNA do grupo, queremos criar um relacionamento longo e proveitoso entre nossos franqueados e os principais players da distribuição e da indústria”, completa Reis.
Rede conta com royalties a partir de um salário mínimo
Com três bandeiras sob seu guarda-chuva, o Grupo AMR Saúde trabalha suas franquias com investimento mínimo a partir dos R$ 80 mil. Os royalties variam de um a três salários mínimos. “Queremos munir o empreendedor com tecnologia e informação de uma forma acessível, garantindo que ele possa competir em pé de igualdade com os maiores representantes do setor”, completa o presidente.
Fonte: Panorama Farmacêutico