O setor de franquias em 2017 cresceu 8% em receita, o faturamento no período saltou de R$ 151,247 bilhões para R$ 163,319 bilhões. Somente no 4º trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior, o setor também cresceu 8%, cuja receita passou de R$ 43,521 bilhões para R$ 47,014 bilhões. Quando comparados o 3º e 4º trimestres, a alta foi de 12,3%. O levantamento foi realizado Pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O estudo ainda mostra que todos os segmentos elencados pela ABF cresceram em faturamento, tanto em 2017 como um todo, como no 4º trimestre. Saúde, Beleza e Bem-Estar encabeça a lista em ambos os períodos, crescendo 12,1% e 13,4%, respectivamente. No acumulado de 12 meses, o segundo segmento que mais cresceu foi Hotelaria e Turismo, com alta de 9,7%. Serviços e Outros Negócios apresentou a terceira maior variação em faturamento, com 9,2%.
Internacionalização de Marcas
Em 2017, a presença das marcas made in Brazil em outros países aumentou de 80 para 100 nações. O período fechou com 142 redes de franquias nacionais que atuavam no exterior; 129 possuíam operações físicas em outros países e 18 redes exportavam ou distribuíam produtos em mercados estrangeiros. Os Estados Unidos é o País com maior número de operações físicas de marcas brasileiras (46), seguido do Paraguai e de Portugal, cada um com 34 operações. Entre os segmentos mais internacionalizados, Moda lidera, com participação no exterior de 25,4%. Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em segundo lugar, com 16,9% e Alimentação em terceiro, com 15,5%.
Com relação à presença das redes estrangeiras no Brasil, a pesquisa da ABF apurou que existem 200 marcas de 26 países atuando no País. Os Estados Unidos também lideram o quadro, com 40% de participação, em segundo lugar está Portugal (10,5%) e Argentina, em terceiro (7,0%):
De acordo com o ranking do World Franchising Council, o Brasil mantém a 4ª colocação em número de redes e a 6ª posição em número de unidades.
Metodologia
A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising referente ao 4º trimestre de 2017 envolveu uma base amostral com redes respondentes que representam aproximadamente 57% do faturamento total do setor e 45% das unidades de franquias em operação. Envolvendo o mercado como um todo, inclusive não associados, os números do desempenho do setor de franchising são apurados em pesquisa por amostragem, cruzados com levantamentos feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino.
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