Empresas do varejo alimentar, como o Grupo Coutinho (ES), multiplicam os formatos operados
O Grupo Coutinho entrou em um novo segmento com a bandeira Extrabom Express. A marca opera lojas com foco em conveniência e experiência do consumidor. Serão duas unidades em Guarapari (ES), que terão sortimento específico em todos os setores tradicionais.
Outra comodidade são os caixas de autoatendimento (self checkouts). Também com o intuito de agilizar a compra, as lojas contarão com os chamados papa-filas, para quem leva até 15 itens. A ideia da empresa é atender os moradores da região e também turistas.
Na primeira quinzena de janeiro, o Grupo Coutinho promoverá mais duas inaugurações na cidade, uma localizada próximo à Igreja Matriz, no centro, e outra no bairro de Muquiçaba. Com isso, completa seu projeto de expansão no município, que contou com 7 novas unidades, sendo um atacarejo, quatro supermercados e duas lojas express.
O formato de proximidade, no qual o modelo express se encaixa, tem sido foco de várias empresas do varejo alimentar, sobretudo as gigantes do setor. O GPA , por exemplo, conta com mais de 240 unidades das bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra. A companhia registrou um crescimento de 31% em faturamento nesse segmento entre janeiro e setembro do ano passado sobre igual período de 2019. Entretanto, o formato responde por pouco mais de 2% das vendas, uma vez que se trata de lojas com área de vendas menor.
Mesmo assim, esse tipo de operação vem atraindo cada vez mais empresas. Em dezembro, a rede Oxxo desembarcou de vez no Brasil abrindo sua primeira filial. A bandeira está presente no México, Chile, Colômbia e Peru e conta com mais de 18.000 unidades.
Fonte: S.A. Varejo