Foco para 2016 é ganhar mercado sem perder margem, diz Magazine Luiza
Em teleconferência com analistas, o presidente do Magazine Luiza, Frederico Trajano, destacou que o objetivo da companhia para o ano de 2016 é continuar a ganhar participação de mercado sem, no entanto, perder margem. “Existe oportunidade mais uma vez [de ganhar participação] sem necessariamente destruir valor ao acionista”, disse.
No quarto trimestre de 2015, a margem bruta da companhia avançou 1,1 ponto percentual para 28,4%. No ano de 2015, o avanço foi de 1,2 ponto, para 28,7%. De acordo com a companhia, os desempenhos foram resultado do melhor mix de vendas, da cobrança de frete e montagem e ampliação da participação de serviços.
Na semana passada, a Via Varejo divulgou queda de 4,3 pontos percentuais na margem bruta do 4º trimestre, para 30,1% e de 0,4 ponto, para 32% no ano. Trajano não deu detalhes sobre que ações específicas serão tomadas para executar a estratégia, mas destacou o avanço nas vendas pela internet e a estrutura da companhia. “Não existe bala de prata. É um conjunto de fatores”, disse.
Para o executivo, o Varejo deve apresentar em 2016 um desempenho semelhante ao de 2015. Segundo ele, janeiro e fevereiro não apresentaram nenhum elemento que fizesse a companhia mudar suas avaliações para o ano.