Em comunicado publicado nesta quarta-feira, a Livraria Cultura comentou a decisão de fechar a maioria das lojas da rede Fnac, controlada pela empresa. Das 12 unidades que a varejista de livros e eletrônicos operava pouco mais de um ano atrás, sobrou apenas uma, em Goiânia — o Valor informou que esta unidade deve ser transformada em Cultura. “A Fnac francesa desistiu de atuar no Brasil no passado recente e o atual cenário de incertezas não nos permite fazer aposta arriscada”, disse. “[…] É certo que não manteremos lojas deficitárias.”
Informa ainda que a Livraria Cultura está seguindo “rigorosamente o plano estratégico que traçou para os próximos anos: manter unidades com boa performance, qualificar a experiência do cliente em loja e crescer significativamente no e-commerce”.
A Cultura anunciou a aquisição da Fnac há pouco mais de um ano e, desde então, a gestão cabe à empresa. Como a proposta é manter apenas as lojas com bom desempenho, os fechamentos indicam que não se conseguiu reverter o déficit dessas operações após a transferência dos ativos à Cultura.
O mercado de varejo vive uma difícil fase desde 2016, mas neste ano o setor eletroletrônico foi beneficiado pelas vendas de Copa do Mundo de 2018.
Segundo a nota, o canal digital, reforçado com a incorporação da Estante Virtual em 2017, é o meio de vendas mais importante para a empresa, “enquanto que os ambientes físicos estarão mais voltados para o fortalecimento da marca, ações específicas de marketing, engajamento com consumidor e relacionamento”.
Entre exemplos positivos mencionados, a empresa cita que, em setembro, a Faber Castell inaugurou um espaço de 900 metros quadrados, dedicado à inovação e criatividade, na Livraria Cultura do Market Place, na capital paulista. “Em outubro, iremos oferecer mais uma grife culinária em nossas lojas, parceria feita com o Varanda Grill. São dois exemplos de que as nossas lojas irão cada vez mais aliar cultura, experiência e entretenimento”, diz. A Cultura mencionou também ações do Eva Labs, laboratório de inovação sediado no Rio de Janeiro.
A companhia se posicionou depois de já ter publicado um comunicado anterior, na segunda-feira, em que informava que a Livraria Cultura já vinha seguindo um planejamento de manter unidades com bons resultados. Mas decidiu, novamente, se posicionar diante dos inúmeros pedidos de esclarecimentos feito pelo mercado, após publicação da informação de encerramento de mais pontos da Fnac.
Fonte: Valor Econômico