De acordo com o ISV (Índice Seed de Varejo), levantamento realizado pela Seed , empresa de inteligência destinada ao varejo físico, o fluxo de visitantes no varejo físico caiu 3%, comparado a novembro de 2015.
Black Friday 2016
O estudo também identificou a queda do fluxo no comércio durante a Black Friday, uma das datas mais esperadas do varejo físico e eletrônico. A Seed mediu diversos períodos do evento e identificou que o dia da Black Friday 2016 (25 de novembro) apresentou queda de 13% em relação a 2015, quando o evento ocorreu dia 27 de novembro. Já durante o final de semana (entre 25 e 27 de novembro), quando é comum o comércio fazer saldões ou dar continuidade às ofertas da data, houve queda de 17% comparado a 2015.
De acordo com a Seed Digital, a Black Friday de 2016 correspondeu a 8% do fluxo total do mês de novembro, enquanto o fim de semana do evento (entre 25 e 27 de novembro) representou 18% da movimentação total do mês e a semana que antecedeu a ocasião representou 30% do fluxo de clientes.