De acordo “Índice SEED de Varejo”, levantamento realizado pela Seed Digital, empresa de inteligência para o varejo físico, o fluxo de visitantes no varejo apresentou ligeira queda de 1,8% no mês de abril, em comparação ao mês anterior. A queda foi ocasionada principalmente pelo menor movimento nas lojas de rua, que apresentou uma variação negativa de -6,4%. Já as lojas de shoppings tiveram aumento de 0,09% no fluxo de pessoas, também se comparado a março.
De acordo com o Ibope, a semana do Dia das Mães representou cerca de 30% do volume de pessoas do mês de abril, ocasionado principalmente pelo movimento do comércio de ruas (33,4%). Na tentativa de reverter esse cenário, os shoppings aproveitaram a data para oferecer promoções: 52% optaram por realizar sorteio e 32% por promoções do tipo “comprou-levou”.
Além das promoções, também está ocorrendo um refinamento nas iniciativas tradicionais, como: repaginação da vitrine, melhora na abordagem do cliente, treinamento sobre os produtos vendidos, boa exposição e organização da loja, kits prontos para aumentar e facilitar a escolha, visando a melhora do ticket médio. Além disso, o maior sortimento de produtos principalmente temáticos, acabam impulsionando as vendas em datas comemorativas de cunho emocional.