A todo momento ouvimos previsões sobre as mudanças em diversos setores para o futuro. Em geral, provocadas pela tecnologia. Pois dessa vez, quem deu a sentença ao varejo foi ninguém menos do que Warren Buffet.
Segundo artigo do Business Insider, o investidor bilionário afirmou que em dez anos, o varejo não irá parecer em absolutamente nada com o que é hoje.
De acordo com o artigo, a previsão foi feita durante reunião anual de sua companhia, a Berkshire Hathaway, em Omaha, Nebraska (EUA). “A loja de departamentos é online, agora”, teria dito Buffett.
Evolução
Para ele, o mundo já evoluiu e vai continuar evoluindo, mas em velocidade mais rápida. O vice-presidente Charlie Munger completou a previsão, dizendo que “seria muito desagradável se estivéssemos no negócio de lojas de departamentos”.
Um dos indícios de que Buffett não está brincando é que ele tirou seu dinheiro do setor do varejo, quando a Berkshire Hathaway vendeu suas ações do Walmart, em fevereiro, e o dinheiro foi investido em companhias aéreas. Ainda de acordo com o BI, Buffett teria dito à época da venda que o varejo é muito difícil para ele.
Falências
A afirmação de Warren Buffett vem em um momento difícil para o varejo, especialmente nos Estados Unidos, onde o fechamento de lojas e o número de falências cresceu bastante.
Segundo o Business Insider, apenas nos quatro primeiros meses do ano, 10 varejistas dos EUA já entraram com pedido de falência. E ainda há dez redes norte-americanas com altas chances de pedirem falência ainda este ano.
Fonte: Novarejo