Enquanto funcionários cuidavam dos últimos detalhes de um ponto de venda com 740 m2 no shopping center Xanadú, sudoeste de Madri, centenas de espanhóis e turistas formavam uma longa fila nos arredores do centro comercial. Toda aquela expectativa, incomum em um país menos consumista do que diversas outras regiões do mundo, tinha como foco a curiosidade pela primeira loja física na Europa da gigante chinesa AliExpress, a principal concorrente da Amazon no comércio eletrônico.
Organizado por temas, a loja tem como foco os produtos eletrônicos, a exemplo de celulares, notebooks, fones de ouvido e até patinetes elétricos. O sortimento também inclui alguns eletrodomésticos de marcas famosas e de empresas chinesas interessadas em ganhar mercado na Espanha.
No momento da abertura da porta metálica, duas mil pessoas que se aglomeravam nos corredores do centro comercial reagiram como se comemorassem um gol do seu time preferido. Os 14 primeiros da fila receberam presentes de alto valor como celulares e drones, e a equipe da loja aplaudia cada consumidor que ingressava no ponto de venda. Fotos com uma famosa digital influencer e café grátis também fizeram parte da primeira experiência de compra. Para Eduardo Pisa, diretor de operações da empresa, as pessoas se mobilizaram porque queriam ver a AliExpress no mundo físico, apesar de reconhecer que os presentes também ajudaram.
No ano passado, a AliExpress já havia testado a venda de produtos em um ponto de venda físico na capital espanhola, mas naquela ocasião era uma loja pop up, instalada por apenas poucas semanas dentro de uma unidade da rede de departamento El Corte Inglés, no centro de Madri.
Fonte: S. A. Varejo