Carlos Beal, diretor comercial da rede paranaense, diz que as lojas estão reformadas para serem abertas no segundo semestre
O fechamento de seis unidades do Mercadorama em Curitiba (PR) no fim do ano passado abriu espaço para projetos de expansão de redes locais de supermercado. O Festval, que pertence à Companhia Beal de Alimentos, alugou as lojas do Bigorrilho e do Centro Cívico que até 2015 pertenciam ao grupo Walmart, sob a bandeira de Mercadorama. Os dois supermercados serão inaugurados no segundo semestre deste ano.
A aquisição, através de contrato de aluguel, dá início ao projeto de expansão do Festval. Depois que o Walmart anunciou o fechamento de 13 unidades no Paraná, por serem consideradas de baixo desempenho, o grupo paranaense estudou quais pontos de venda poderiam ser aproveitados para ampliar o número de lojas em Curitiba.
Os imóveis escolhidos foram as lojas do Bigorrilho e do Centro Cívico, bairros em que a rede ainda não possuía unidades e com o perfil do público-alvo do Festval. “São regiões bem concentradas e com um público bem parecido com o nosso”, diz Carlos Beal, diretor comercial do Festval. “Já havia uma cobrança do público para irmos para lá”, diz.
As lojas estão sendo reformadas a toque de caixa para serem inauguradas ainda neste ano. “São imóveis muito antigos, com mais de 20 ou 30 anos”, explica Beal. A primeira unidade que ficará pronta será a do Centro Cívico, que está sendo reformada desde abril e deve ser inaugurada em julho. Já a do Bigorrilho deve abrir as portas em outubro.
Dobro de tamanho até 2020
Com as duas novas unidades que serão abertas neste ano, o Festval vai passar de cinco para sete lojas em Curitiba. O grupo tem, ainda, cinco lojas da bandeira Super Beal, em Cascavel. Mas o projeto de expansão não para por aí. Em Curitiba, o Festval vai dobrar de tamanho até 2020. Mais quatro lojas serão inauguradas , nos bairros Ecoville, Alto da XV, Cabral e Alphaville. Os terrenos já foram comprados e vão receber lojas padrão da rede, com investimentos aproximados de R$ 15 milhões em cada.
Ainda não há previsão de inauguração dessas unidades. Mas, segundo Carlos Beal, o objetivo é abrir uma loja por ano, a partir de 2017, finalizando o plano de expansão até 2020. Em Cascavel, o grupo foca em reformar as unidades que já possui.
De acordo com o Ranking SM, em 2015, o grupo faturou R$ 597 milhões, um crescimento real de 4% na comparação com o ano anterior, quando a rede teve faturamento de R$ 526 milhões. A companhia conta com 1.800 funcionários e dois Centros de Distribuição, localizados no Hauer e na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).