Brasil possui 74.500 farmácias, segundo estudo da IMS Health. Dessas farmácias, mais de 60% são independentes ou fazem parte de uma rede de franquias. É pensando nesse mercado que há pouco menos de 2 meses a startup WebFarmas lançou o primeiro e-commerce capaz de colocar essas farmácias vendendo online dando a possibilidade de preços diferenciados entre as lojas da franquia e logística de pedidos automatizada.
As evoluções tecnológicas no mercado farmacêutico já existem há alguns anos nos Estados Unidos. Segundo o ranking da revista norte-americana Fast Company, a terceira empresa mais inovadora do mundo é a CVS Health, detentora da Drogaria Onofre no Brasil. Em 2015, a empresa lançou um aplicativo que funciona com o Apple Watch para a digitalização de receitas e cartões do plano de saúde. Em parceria com a IBM, a CVS usa um sistema de inteligência artificial capaz de prever os consumidores potencias que terão um problema de saúde.
Um desafio constante das redes de franquias é mensurar a conversão do fundo de marketing gerido pela franqueadora em benefício real para seus franqueados. No seu segundo mês de vida, a startup WebFarmas, que se posiciona como uma empresa de tecnologia para farmácias lançou uma ferramenta que permite que o franqueador da rede que usa o e-commerce tome decisões estratégicas baseado em dados reais.
O diretor de produto da Webfarmas, Pedro Antunes, explica que o objetivo é prover uma solução completa para as redes de farmácias físicas que querem entrar no mundo digital: “Nossa intenção é dar aos nossos clientes soluções que auxiliem os 3 C’s das franquias que são controle, cobertura e custo. Hoje com nossas ferramentas uma rede pode otimizar seus custos operacionais vendendo online pela loja mais próxima do comprador, o gestor da rede possui recursos como um mapa de calor da localização das redes e quantidade de busca online dentro de seu e-commerce nas diferentes regiões, dando suporte ao seu franqueado para a escolha do local de uma nova franquia. Lançamos agora a ferramenta para o controle de visualizações e ganhos de cada loja, dando a possibilidade de otimizar o marketing geolocalizado para as regiões críticas e mensurar a conversão completa de seu marketing digital, podendo mostrar os resultados para os franqueados no final do mês.”
Pedro ressalta que a empresa faz um contrato de confidencialidade com cada cliente, e que a rede só terá acesso aos dados gerados pelo seu próprio e-commerce: “A ferramenta de gestão da rede visa dar o suporte de Data-driven Marketing para a franqueadora, usando métricas como leads, cliques e compras que foram efetuados no próprio domínio da rede com o nosso módulo de comércio eletrônico. A franqueadora vai poder saber em qual região deverá fortalecer seu marketing ou se uma campanha específica está dando os resultados esperados”.
Com o número cada vez maior de empresas que vem empregando o conceito de Big Data Analytics como ferramenta de apoio estratégico, basta saber se o mercado farmacêutico brasileiro conseguirá tirar vantagens competitivas com os indicadores gerados pelos sites de suas redes.
Fonte: Varejista