Na semana passada, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) realizou, dentro da Cards Expo (o principal evento especializado em meios de pagamento do país), o Fórum de Varejo, para discutir os mais variados aspectos relacionados ao uso dos diversos meios de pagamento pelos varejistas nacionais. Em um painel moderado por Jorge Inafuco, conselheiro da SBVC e diretor associado de M&A da PwC, que contou com a presença de especialistas em varejo (Braulio Bacchi, diretor da Artefacto; Juarez Leão, presidente da Leão Business Upgrade; Paulo Ferezin, sócio-diretor da KPMG; e Marcos Bueno, diretor da Cardume Meios de Pagamento), se destacaram 3 fatores que terão um forte impacto sobre o setor nos próximos anos:
1 – Os dois polos: o mercado brasileiro de meios de pagamento convive com dois extremos. Se de um lado a população mais rica compra a crédito, existem cerca de 50 milhões de brasileiros desbancarizados. “Essa característica fortemente brasileira gera grandes desafios para as empresas de meios de pagamento, seja em como oferecer crédito para quem busca condições mais vantajosas, como é o caso da classe A, seja para ser assertivo na oferta de crédito para quem não tem conta bancária”, analisa Inafuco.
2 – Meio de pagamento é um meio de relacionamento: as empresas de meios de pagamento estão incorporando recursos de Analytics e CRM, entendendo que sua atividade também tem um forte componente de relacionamento com os clientes. “O crédito é uma maneira de manter a marca sempre próxima do cliente e de entender melhor seus comportamentos e necessidades”, explica Inafuco.
3 – O papel das fintechs: no mundo das startups e das inovações exponenciais, as fintechs têm um lugar especial. “Essas são as startups mais avançadas, com um nível de maturidade e de investimentos muito acima do que se costuma ver. Enquanto o varejo engatinha na cultura digital, as fintechs estão bastante avançadas”, comenta Inafuco. Para o conselheiro da SBVC, existe um espaço para inovação a partir de um elemento externo ao varejo. “Os meios de pagamento podem ser um impulsionador de inovações e de criação de uma cultura digital, pois esse é um elemento que todo varejo demanda, independente de canal ou segmento de atuação”, finaliza.
Fonte: Redação SBVC