Após enfrentar quedas em 2020, o varejo de moda e calçados tem se fortalecido implantando novas táticas para conquistar consumidores
Após enfrentar quedas em 2020, o varejo de moda e calçados tem se fortalecido implantando novas táticas para conquistar o cliente em domicílio
O varejo de moda e calçados foi um dos mais afetados na pandemia. Em 2020, a queda do setor modista foi de 22,7%, a maior de toda a série da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. Com um cenário difícil e incertezas em relação à retomada das vendas presenciais, novas alternativas para driblar a crise ganharam força, atraindo novos públicos e fidelizando clientes.
Um dos destaques do período é a ascensão do fashion delivery, também reconhecido como “venda condicional” ou serviço de “malinha”, algo que começou nas lojas de pequeno e médio porte, mas que tem se destacado como uma estratégia de engajamento importante para grandes redes de moda e calçados, como Arezzo, Hering, Reserva e YouCom. O modelo envia para a casa do consumidor produtos selecionados na loja on-line ou através do contato direto com o vendedor da loja física, para ele então provar e decidir se a compra será de fato finalizada. Uma forma proativa de tornar a experiência de compra mais cômoda, sem sair de casa, e aproximar os 59% da população ainda resistentes em comprar roupas online por não poder experimentar os produtos e outros 20% por medo de não receber o que foi comprado, de acordo com dados do Sebrae.Está gostando da notícia? Fique por dentro das principais notíciasAtivar notificações
Para Rafael Reolon, diretor do segmento de calçados da Linx, especialista em tecnologia do varejo, a modalidade está crescendo: “Com o mercado se aquecendo novamente, o varejista está investindo em novas estratégias, e o fashion delivery é uma delas. É um formato que garante mais conforto para o cliente e ao mesmo tempo gera novas oportunidades de alcance e fidelização para a loja”, comenta. A exemplo, a Aflora Shoes, loja especialista em calçados e cliente Linx, tem 40% do faturamento total apoiado em vendas condicionais. Mas a modalidade também vem despertando interesse de grandes redes, como a YouCom, marca das Lojas Renner, que utiliza o modelo desde 2019 e a taxa de conversão de pedidos chegou a 92%, e a Arezzo, empresa do setor de calçados, bolsas e acessórios femininos, em que 9% do faturamento da rede no segundo trimestre deste ano foi através dessa modalidade.
O segredo para o sucesso da estratégia, para Reolon, é não apenas impactar novos clientes, mas também dar mais alternativas para a jornada de compra do novo consumidor, que é imediatista e quer que a marca se adapte à realidade e rotina dele. “Nos dias de hoje, não basta investir em produtos de qualidade, todo o processo deve entregar a melhor experiência, desde o atendimento – que precisa ser personalizado e pessoal para conquistar o cliente – até uma entrega de qualidade e um cuidado especial após, trazendo o consumidor para perto da marca. Com o fashion delivery, o varejista tem a oportunidade de construir uma relação de confiança e contato constante com aquele cliente”, afirma. “As redes sociais também podem funcionar como um gancho para atrair o consumidor a usufruir dessas estratégias. Aqui, vale criatividade na hora de utilizar o marketing ao favor de quem divulga e de quem consome”, explica o executivo da Linx.
O modelo de clubes de assinatura, uma derivação do fashion delivery, também saltou 32% no primeiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Betalabs. São “malinhas” personalizadas, com produtos já escolhidos pelo cliente, enviadas periodicamente, uma jogada que aproxima a pessoa da marca ao mesmo tempo em que proporciona uma receita recorrente para a loja.
O segundo semestre é o maior momento de vendas, justamente por conta de datas como a Black Friday e o Natal. “O timing é perfeito para investir em novas modalidades, quando se pensa no potencial de vendas que o fashion delivery pode proporcionar. E para quem já é adepto da venda condicional, é a chance de direcionar ações especiais para o cliente que usufrui do modelo, oferecendo promoções e descontos vantajosos durante datas que entregam os maiores picos de venda”, finaliza Reolon.
Fonte: Terra