Mostrando a força de uma boa gestão para sucesso do varejo, a administradora de redes de farmácias associativas Farmarcas atingirá a marca de 1.000 farmácias em todo o país no próximo dia 30 de maio. A loja que estabelecerá essa marca é da bandeira Ultra Popular e será aberta na cidade de Leme, em São Paulo.
Na ocasião, em função da importância do evento, estarão presentes na abertura toda a diretoria Farmarcas, além de convidados. Também ocorrerá uma série de ações promocionais para a população.
“Estamos extremamente felizes em alcançar essa meta, principalmente em função do rápido crescimentos que estamos tendo. Assim, nada mais justo do que comemorar com nossos clientes, que são o que temos de mais valioso”, comenta o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.
Crescimento ordenado
O crescimento que Tamascia se refere é facilmente comprovado em números. Apenas no ano passado, as redes da Farmarcas abriram 215 drogarias e, de janeiro a abril deste ano, já foram outras 72 inaugurações.
“Por mais que o crescimento no número de lojas ocorra de maneira muito rápida, todo o processo de abertura ou mudança das lojas para uma bandeira da Farmarcas é realizado de maneira muito estruturada, levando em conta várias questões que fazem a loja abrir com nosso alto padrão de qualidade”, explica Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas.
Números do sucesso
Os resultados dessa preocupação são vistos em números, já que a rede cresce muito acima do mercado farmacêutico em geral. Em um recorte de 12 meses, finalizado em abril desse ano, por exemplo, o faturamento das lojas das redes administradas pela Farmarcas superou as projeções e chegou a R$ 2,25 bilhões. Para atingir essa meta, o valor apresentou o expressivo crescimento de 45,21% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Os números foram muito acima do mercado e ocorreram por diversos fatores, dentre os quais a preocupação constante com a gestão das lojas, dando suporte em áreas cruciais, como financeiro, administração e marketing, o que possibilita que as lojas das redes tenham diferenciais competitivos nas regiões em que atuam.
“A Farmarcas vem mostrando que o modelo de associativismo que praticamos é bastante assertivo, pois existem reais direcionamentos e estratégias, que são cobrados das lojas associadas, além de ferramentas adequadas. Por isso foi montada uma estrutura que acompanha os associados no dia a dia e que possibilita diferenciais para um crescimento acima do mercado”, explica o diretor operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira.
Até o final do ano, o objetivo da administradora é atingir faturamento de R$ 3 bilhões, com 1100 lojas e, assim, se tornar o quarto maior grupo farmacêutico do País. A Farmarcas gerencia as redes Ultra Popular, Super Popular, Maxi Popular, Entrefarma, Farma100, AC Farma, MegaPharma, Bigfort, Maestra, MaisFarma e FarmaVale.