Por Redação
Quarta maior rede de farmácias do Brasil, com mais de 1,3 mil PDVs, a Farmarcas anuncia um investimento milionário em projetos de inovação. O grupo associativista fará um aporte de R$ 15 milhões para aperfeiçoar seu ecossistema de soluções digitais.
Intitulado Radar, o projeto contempla uma ferramenta desenvolvida para impulsionar ações de trade marketing. Trata-se de um aplicativo que aproxima as indústrias das farmácias afiliadas, garantindo a exposição correta dos produtos na loja física.
Já utilizado por cerca de 500 lojas, o app permite que a indústria tenha controle sobre como a farmácia está expondo os produtos de curva A, seja em ponta de gôndola, em uma prateleira ou no mobiliário combinado. De posse dessa informação, os fornecedores podem remunerar a farmácia sem a necessidade de desperdiçar tempo com visitação no PDV.
“A ferramenta atende ao nosso propósito de reforçar vínculos com as farmacêuticas, visto que muitos laboratórios não chegam em todos os nossos pontos de venda devido à grande capilaridade”, contextualiza Marcelo Dantaz, diretor de inovação da Farmarcas.
O sistema é totalmente mobile para os associados fazerem o envio das fotos comprovando a localização do produto. Além disso, já está em fase de testes um programa de inteligência artificial para fazer o reconhecimento de imagens, com a meta de otimizar o processo de aprovação da exposição.
Passo a passo da plataforma
A indústria negocia a exposição de determinado produto estratégico para o negócio. Na sequência, define em qual mobiliário gostaria de posicioná-lo. A plataforma dispara ações para as lojas que possuem os mobiliários selecionados. A partir daí, basta a farmácia abrir o aplicativo e enviar uma fotografia do produto exposto, que chega instantaneamente para o time de trade marketing. “E a indústria pode acompanhar o andamento das ações em tempo real e solicitar uma auditoria para determinadas lojas de um estado”, complementa.
Fonte: Panorama Farmacêutico