Por Ana Claudia Nagao | A Farmais definiu os Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais como principais alvos de seu projeto de expansão. Em 2024, a rede pretende abrir pelo menos 53 novas lojas no Sudeste e Centro-Oeste.
As farmácias serão abertas no formato de franquias e receberão um investimento total de aproximadamente R$ 31,8 milhões – em média. O aporte total em cada franquia é de cerca de R$ 600 mil. Cada loja terá no mínimo 100 m², empregando pelo menos nove pessoas. Juntas, as 53 unidades deverão gerar mais de 470 vagas de emprego diretas.
Atualmente, a Farmais conta com uma unidade em território fluminense, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Capital, oito em Minas Gerais e três em Mato Grosso do Sul – em Goiás, ainda não há nenhuma loja da marca. Conforme os planos da empresa, em 2024 o Rio de Janeiro deve receber 20 novas lojas; Minas Gerais, 15; Mato Grosso do Sul, 10; e Goiás, oito; totalizando 53 novas operações.
Segundo Ricardo Oliveira, gerente de expansão da Farmais, as lojas a serem inauguradas nesses estados contarão com um mix de produtos elaborados especificamente para as peculiaridades regionais. “A cada inauguração, fazemos um estudo de mix de acordo com a respectiva região”, explica Oliveira.
Farmais aposta nas farmácias independentes
Sob nova direção, a rede é comandada por um grupo de franqueados, que adquiriu e manteve o nome Farmais em razão da força da marca no mercado nacional. Atualmente ela conta com 225 lojas em nove Estados, 160 delas em São Paulo.
No momento, os planos de expansão agressivos da Farmais se baseiam na captação de franqueados e na conversão de farmácias independentes à sua bandeira. A taxa de franquias para a abertura de uma nova unidade é R$ 50 mil, com um investimento total a partir de R$ 800 mil. No caso de conversão de bandeiras, o valor da taxa é de R$ 30 mil, com investimento total de R$ 200 mil.
No Brasil, das 90.933 farmácias em funcionamento, 53.469 pertencem ao varejo independente, ou seja, não estão ligadas a grandes marcas, redes associativistas ou franquias. Juntas, elas respondem por 59% dos PDVs. Em contrapartida, diante da concorrência acirrada com os grandes players, as independentes concentraram das 81% das lojas fechadas nos últimos dois anos. É exatamente nessa fatia que a Farmais aposta em sua expansão: empresários com conhecimento do setor, mas sem condições de competitividade em um mercado dominado por gigantes.
Recentemente, a Farmais lançou uma linha de produtos de marca própria e abriu escritório na Avenida Paulista para comandar as operações. A meta da empresa é, em breve, chegar a 500 unidades. “Queremos atrair investidores com experiência no setor”, diz o CEO e sócio Ricardo Uemura Kunimi, que é franqueado da marca desde 1998. “Hoje 70% das novas unidades são lojas com conversão de bandeira”.
Marca integra federação lançada em novembro
A Farmais é uma das sete redes varejistas do setor farmacêutico a integrar a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar), entidade lançada em novembro passado. Entre outros objetivos, a organização tem a missão de representar as farmácias associativas e franquias perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado farmacêutico, além do governo.
Além da Farmais, fazem parte da Fecofar as empresas Rede Masterfarma (Criciúma/SC), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Grupo AMR (Varginha/MG), Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP) e Grupo Redemed (Recife/PE). Juntas, as sete marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.
A Fecofar mantém um espaço próprio na Vila Olímpia, na capital paulista, em uma região que reúne as sedes de várias indústrias do setor farmacêutico. “Todas as associadas poderão usar este espaço. A ideia é facilitar o acesso das empresas às indústrias”, explica o fundador e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, que também é o CEO da Masterfarma, rede associativista que atua há 25 anos no mercado.
Além de Grasso, compõem a direção da entidade o vice-presidente Ricardo Uemura Kunimi (CEO da Farmais); o diretor financeiro, Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael); o diretor comercial, Jeefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR); e o diretor de assessoramento, Fábio Antônio Pinto De Souza (Drogarias Max). O Conselho Fiscal é composto pelo presidente, Valtonio Vendrame Vidoto (Rede Multidrogas); e pelos membros efetivos Valbert Dimas De Carvalho (Grupo AMR) e Dirceu José Da Silva (Rede Multidrogas).
Fonte: Panorama Farmacêutico